Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica

Lula pretende derrubar o sigilo de cem anos de Bolsonaro nesta semana, revela ministro

O petista assumiu a presidência do Brasil no último domingo (1), em uma cerimônia em Brasília

Lula em evento durante campanha para presidente da República, em 2022 - Imagem: reprodução/Facebook
Lula em evento durante campanha para presidente da República, em 2022 - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 02/01/2023, às 12h16


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu oficialmente o cargo de presidente da República (PT) no último domingo (1), em uma cerimônia em Brasília (DF)

Além de combater a miséria e estimular o crescimento econômico, uma das principais promessas do político era acabar com o sigilo de 100 anos, imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante os quatros anos na liderança do executivo.

Logo no início do mandato, o petista deve derrubar a medida aplicada pelo rival como parte de dezenas de atos que assinará a partir desta segunda-feira (2), para revogar decisões do último governo. A iniciativa foi confirmada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, segundo o portal UOL.

No entanto, o ministro não especificou quais atos terão o sigilo revogado por Lula.

Por outro lado, os apoiadores do novo presidente esperam que ele faça uma ampla revogação das iniciativas adotadas por Bolsonaro, inclusive os decretos de armas. "Assina ainda hoje", afirmou Padilha.

Durante seu governo, Jair Bolsonaro impôs sigilo a diferentes atos, como um processo disciplinar contra o ex-ministro Eduardo Pazuello e as informações de acesso ao Palácio do Planalto, por exemplo. Mas, o episódio mais polêmico foi a restrição aplicada ao seu cartão de vacinação. Naquele período, Bolsonaro questionou diversas vezes a gravidade da Covid-19 e não incentivou a população a adotar as medidas necessárias para se proteger do coronavírus.

Estima-se que a primeira ação de Lula deve ser a alteração da estrutura de governo, que agora terá 37 ministérios.

Compartilhe  

últimas notícias