Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Bolsonaro acata sugestão de Lula e nomeia novo comandante do Exército

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28)

Bolsonaro acata sugestão de Lula e nomeia novo comandante do Exército - Imagem: reprodução News BA
Bolsonaro acata sugestão de Lula e nomeia novo comandante do Exército - Imagem: reprodução News BA

Vitória Tedeschi Publicado em 28/12/2022, às 11h55


O general Júlio Cesar de Arrudafoi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir o comando do Exército de forma interina a partir de 30 de dezembro.

O nome de Arruda foi indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para comandar o setor das Forças Armadas no novo governo.

O decreto foi assinado na última terça-feira (27) pelo presidente e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (28).

Múcio já havia dito, durante coletiva de imprensa nesta semana, que a posse de Arruda seria antecipada para sexta-feira (30) na tentativa de evitar um eventual "vazio de poder" nas primeiras horas do governo Lula, no dia 1º de janeiro. A equipe de transição de governo está preocupada com as condições de segurança para a posse.

general-arruda-bolsonaro
General Júlio Cesar de Arruda, novo comandante do Exército / Imagem: reprodução Presidência da República via UOL

Assim, o general Marco Antonio Freire Gomes, atual comandante do Exército, passará o comando para o general Júlio Cesar de Arruda na próxima sexta-feira (30), às 10h30.

"No dia 30, às 10h30, o general Freire vai sair e entregar interinamente a quem vai comandar definitivamente. É uma coisa absolutamente tranquila, não há viés político, sem nenhum problema", disse Múcio.

O almirante de esquadra Marco Sampaio Olsen, escolhido para comandar a Marinha no próximo governo, também foi exonerado do seu cargo atual, de comandante de Operações Navais. Olsen, no entanto, não foi nomeado para o novo cargo por Bolsonaro.

Compartilhe  

últimas notícias