Diário de São Paulo
Siga-nos
Golpe!

PF prende suspeitos de financiar e planejar atos terroristas em Brasília

A Operação Ulysses foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (16), segundo a corporação

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ocuparam prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/TV Globo
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ocuparam prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 16/01/2023, às 12h56


A Polícia Federal (PF) anunciou o início, nesta segunda-feira (16), da operação para prender três pessoas suspeitas de planejar e financiar atos terroristas feitos por extremistas no último domingo (8) contra as sedes dos Três Poderes.

Os ataques foram uma resposta contrária ao resultado do segundo turno das eleições de 2022 - favorável a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - e exigência de golpe com o apoio das Forças Armadas.

A “Operação Ulysses” foi deflagrada no Rio de Janeiro, e os alvos não tiveram os nomes divulgados pela corporação. Por enquanto, a PF prendeu um deles no Rio de Janeiro. Os agentes apreenderam também celulares, computadores e documentos.

Os agentes da PF cumprem três mandados de prisão temporária, além de cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, informou o portal Metrópoles.

O objetivo é identificar lideranças responsáveis por bloquear rodovias em Campos dos Goytacazes (RJ), organizar manifestações em frente a quartéis do Exército na cidade, além de planejar e financiar atos que resultaram nos atentados contra a democracia, em 8 de janeiro.

Os investigadores também informaram que conseguiram provas capazes de associar os suspeitos à organização e liderança dos eventos. Agora, os policiais pretendem identificar outros envolvidos nos atos terroristas.

De acordo com a PF, os alvos podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os Poderes institucionais.

Compartilhe  

últimas notícias