Diário de São Paulo
Siga-nos
Aplicativo útil

Eleições 2022: aplicativo e-Título poderá ser baixado até amanhã; saiba como

A versão digital pode substituir o documento impresso na hora da votação

O documento do título do eleitor tem uma versão digital, que pode ser baixado no celular gratuitamente via aplicativo, até esse sábado (01/09) - Imagem: reprodução I Divulgação
O documento do título do eleitor tem uma versão digital, que pode ser baixado no celular gratuitamente via aplicativo, até esse sábado (01/09) - Imagem: reprodução I Divulgação

Juliane Moreti Publicado em 30/09/2022, às 14h45


O documento do título do eleitor tem uma versão digital, que pode ser baixado no celular gratuitamente via aplicativo, até esse sábado (01/09).

O e-Título pode substituir o documento impresso com foto na hora da votação, mas só para quem cadastrou a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No próximo domingo (02/10), os brasileiros devem comparecer a sua zona eleitoral para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Para participar do dia da votação, o eleitor deve carregar consigo um documento oficial com foto, podendo ser a carteira de identidade, de habilitação, de trabalho ou outras opções, e o título de eleitor.

De acordo com o TSE, a versão digital do título de eleitor permite que seja utilizado, ao invés do documento impresso, apenas a ferramenta disponível. Desde 2018, o download está disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.

Além disso, o aplicativo online permite a consulta das principais informações para efetuar o ato democrático, como por exemplo qual é a sessão em que o eleitor votará, o caminho que pode ser percorrido, justificativa de ausência e outras funcionalidades.

Datas

O TSE afirmou, ainda, que o e-Título pode ser baixado apenas até esse sábado (01/10) para o primeiro turno que acontecerá no dia 2 de outubro. Depois, a partir do dia 3 de outubro, quem utiliza o aplicativo poderá atualizar informações ou realizar o download.

Caso aconteça o segundo turno, a regra será a mesma: o aplicativo poderá ser baixado até a véspera do dia da votação, ou seja, dia 29 de outubro.

Não tenho a biometria, e agora?

Caso o eleitor tenha o aplicativo baixado, mas não possua a biometria realizada, não se preocupe!

Devido a pandemia, os cadastros biométricos tiveram uma pausa e, por causa disso, quem não portar essa realização poderá votar normalmente, apenas deverá carregar o documento com foto.

Compartilhe  

últimas notícias