Diário de São Paulo
Siga-nos
Momento de Tensão!

Brasília vive clima de terror com cinco chamados antibombas, antes da posse de Lula

A primeira ameaça de explosão ocorreu na tarde da última sexta-feira (23)

Os moradores de Brasília estão preocupados com a situação da segurança pública - Imagem: reprodução/Polícia Civil
Os moradores de Brasília estão preocupados com a situação da segurança pública - Imagem: reprodução/Polícia Civil

Mateus Omena Publicado em 28/12/2022, às 16h00


O Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do DF (PMDF) anunciou recentemente que recebeu cinco chamados para possíveis casos de bombas, nos últimos cinco dias. O clima de tensão ocorre há poucos dias da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A corporação informou que dos cinco casos denunciados, dois deles realmente se tratavam de uma ameaça de explosão, informou o portal Metrópoles.

O primeiro caso ocorreu na tarde da última sexta-feira (23). Um passageiro de um ônibus tentou transportar o artefato explosivo em uma bolsa. O atentado foi revelado à polícia por uma mulher que estava no coletivo. Após a prisão do suspeito, os agentes informaram que não havia bomba e o homem foi liberado.

No sábado (24), o motorista de um caminhão-tanque ficou preocupado que poderia haver algo de estranho com uma caixa de papelão no último eixo, do lado esquerdo do veículo. Quando parou para verificar o objeto, percebeu que havia “duas ‘bananas’, uma antena e um detonador com luzes piscando”.

Após ser acionada, a Polícia Militar neutralizou o explosivo próximo ao Aeroporto de Brasília. George Washington de Oliveira, 54 anos, confessou ser o responsável pela bomba. Em depoimento às autoridades, ele afirmou ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que tinha a intenção de “causar o caos” no dia da posse de Lula.

Atualmente, o criminoso está preso, e a Polícia Civil do DF (PCDF) investiga outras pessoas envolvidas no atentado.

No sábado (24), as equipes das forças de segurança também desarmaram uma suposta bomba perto da Base Aérea de Brasília. Entretanto, os agentes acharam apenas uma mochila com uma garrafa de água mineral dentro.

Por outro lado, no último domingo (25), durante o Natal, o Esquadrão antibomba da PMDF encontrou um material suspeito em Gama, região administrativa do DF. Após avaliações, foi confirmado que se tratava de um explosivo, de cerca de 40 kg.

Já na terça-feira (27), os investigadores encontraram uma mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte (SHN). Mas, a suspeita não se confirmou, e a PM afirmou que não havia uma bomba no local.

Segurança na posse de Lula

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e os futuros ministros Flávio Dino (Justiça) e José Múcio (Defesa) reuniram-se recentemente para discutir o esquema de segurança para os próximos dias, especialmente para a posse de Lula como presidente da República.

Ibaneis decidiu convocar 100% das forças de segurança do Distrito Federal, que estarão prontas para garantir a segurança no dia da posse e lidar com qualquer eventualidade.

Por outro lado, o Exército Brasileiro informou ao Governo do Distrito Federal que vai promover a desmontagem do acampamento em frente ao Quartel-General, em Brasília, até o próximo domingo (1)

A instituição prevê que o acampamento seja totalmente desocupado em breve.

Compartilhe  

últimas notícias