Diário de São Paulo
Siga-nos
Joias de Bolsonaro

Bento Albuquerque, ministro que trouxe joias ilegalmente ao Brasil, depõe nesta semana

Ele teria sido uma suposta "mula" de Bolsonaro para trazer os diamantes para o país

Joias de Bolsonaro: ex-ministro, Bento Albuquerque, depõe nesta semana - Imagem: reprodução Agência Brasil
Joias de Bolsonaro: ex-ministro, Bento Albuquerque, depõe nesta semana - Imagem: reprodução Agência Brasil

Vitória Tedeschi Publicado em 13/03/2023, às 15h35


Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, depõe à Polícia Federal de São Paulo no caso das joias sauditas apreendidas no Aeroporto Internacional de Guarulhos na próxima terça-feira (14).

O depoimento, que estava previsto para esta última quinta-feira (9), foi adiado a pedido dos advogados do ex-ministro. Como o inquérito policial tramita na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF em São Paulo, e ele mora no Rio de Janeiro, a sessão será feita por videoconferência.

Ele, segundo o Diário do Centro do Mundo, pretende dizer que aguardava um desfecho sobre a apreensão das joias de diamantes destinada a Michelle Bolsonaro que ficaram retidas na Receita Federal.

Vale citar que ele sustenta que teria seguido os procedimentos para que as joias fossem incorporadas ao Estado, mas não explica porque sua comitiva omitiu dos fiscais a existência de um segundo pacote, que entrou no Brasil e está em posse de Jair Bolsonaro.

Entenda a investigação

Em outubro de 2021, a comitiva do governo do ex-presidente Bolsonarorecebeu do governo saudita um conjunto de joias da Chopard que contava com caneta, relógio, abotoaduras e um tipo de rosário. Os itens foram divididos em dois pacotes.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, Bento Albuquerque e André Soeiro informaram à Receita Federal que não tinham nenhum objeto de valor a declarar. André, contudo, foi selecionado, aleatoriamente, para ter a bagagem inspecionada.

Foi, então, que o agente da Receita encontrou uma das duas caixas contendo joias femininas (um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes) avaliados em cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 16,5 milhões).

As câmeras de segurança instaladas no Aeroporto registraram a inspeção da bagagem de Soeiro, bem como o momento em que Albuquerque, alertado de que o assessor tinha sido parado, retorna à área da alfândega.

Exibido pela TV Globo, o vídeo inclui fala do próprio Albuquerque explicando aos servidores da Receita que as joias eram um presente que seriam entregues à primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Assista o momento abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias