Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência Doméstica

190: aprenda 3 códigos para pedir ajuda da Polícia em caso de violência doméstica

Pedidos de socorro podem ser feitos de maneira segura e não explícita

Pedir pizza no 190 é pedido de socorro por violência doméstica - Imagem: reprodução Twitter
Pedir pizza no 190 é pedido de socorro por violência doméstica - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 22/03/2023, às 12h08


Ligar para o 190 da Polícia Militar para pedir pizza, hambúrguer ou açaí é um código para mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo informações do Hoje em Dia, o pedido de socorro por meio do que antes poderia ser visto apenas como um trote pode evitar tragédias.

Os militares mineiros já estão preparados para identificar as situações de risco e enviar ajuda urgente a quem precisar.

Na última terça-feira (15), uma mulher de 42 anos fez a ligação inusitada. Ela sofria agressões e ameaças de morte feitas pelo companheiro, mas nem sequer precisou citar nada.

Durante a chamada, ela insistiu em pedir uma pizza e passou o endereço da casa. Em sequência, a polícia foi ao local, encontrou a vítima ferida e prendeu o suspeito em flagrante

"Temos, inclusive, a patrulha especializada. Todos estão habilitados para fazer esse primeiro atendimento. Bienalmente os militares são submetidos ao Treinamento Policial Básico (TPB)", contou a a diretora de Operações da seção de Direitos Humanos e Prevenção da Violência Doméstica, major Jane de Oliveira,

Para ela, diante do aumento dos casos de violência doméstica, novas disciplinas sobre o enfrentamento ao feminicídio — quando a vítima é assassinada unicamente por ser mulher — devem ser incluídas nos treinamentos. 

Compartilhe