Diário de São Paulo
Siga-nos
Superstição

Sexta-feira 13: confira 5 tragédias históricas que aconteceram nesta data

Coincidência ou não, coisas horríveis que ficaram conhecidas mundialmente já aconteceram em sextas-feiras, 13, como hoje

Sexta-feira 13: confira 5 tragédias que aconteceram nesta data - Imagem: reprodução Twitter
Sexta-feira 13: confira 5 tragédias que aconteceram nesta data - Imagem: reprodução Twitter

Vitória Tedeschi Publicado em 13/01/2023, às 15h06


Um tipo de superstição difundida mundialmente faz com que a sexta-feira 13 seja conhecida por ser propensa ao azar e a coisas negativas.

A data inspira vários filmes de terrorsobre o assunto e até muitos prédios e hotéis evitam o 13º andar, utilizando o espaço para armazenamento e manutenção ou o ignorando totalmente.

Isso inclui três dos prédios mais famosos da cidade de São Paulo: o edifício do Banco Safra (Avenida Paulista, 2100, Cerqueira César), inaugurado em 1988; o da torre norte do Centro Empresarial Nações Unidas (Avenida das Nações Unidas, 12901, Vila Nova Conceição), construído 2000; e o do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro), de 1954. Eles simplesmente pulam o 13º andar.

Apesar de ser envolta em superstições, a famosa sexta-feira 13 já foi marcada por diversas tragédias reais. Relembre abaixo de 5 delas:

1. Bombardeio ao Palácio de Buckingham

Em 13 de setembro de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão lançou cinco bombas contra o Palácio de Buckingham, na Inglaterra, destruindo algumas alas do prédio, incluindo a capela. A família real estava na residência no momento do ataque, mas ninguém ficou ferido.

2. Cruzeiro afundado 

O navio de cruzeiro italiano Costa Concordia afundou em 13 de janeiro de 2012. Este foi o maior navio de passageiros a afundar, causando a morte de 32 tripulantes. O Costa Concordia tinha o dobro de pessoas do Titanic.

3. Dois acidentes aéreos no mesmo dia

Em 13 de outubro de 1972, dois acidentes aéreos deixaram dezenas de mortos. Uma das tragédias aéreas mais famosas da história, que chegou a virar livro e filme, foi a de uma aeronave que transportava uma equipe uruguaia de rugby para o Chile que caiu nos Andes.

O caso ficou muito conhecido porque alguns dos sobreviventes tiveram de comer carne dos amigos mortos para continuarem vivos. 29 pessoas morreram e 16 conseguiram sair com vida.

No mesmo dia, o avião russo Aeroflot-217, que ia de Paris a Moscou, caiu devido ao mau tempo ao tentar fazer um pouso, matando 174 pessoas.

4. Incêndio florestal na Austrália

Em 13 de janeiro de 1939 começou o pior incêndio florestal da história da Austrália. A tragédia deixou 20 mil quilômetros de terra queimados, 700 casas incendiadas e 71 pessoas mortas.

5. Ataque terrorista na França

Em 13 de novembro de 2015, uma série de ataques terroristas em Paris e Saint-Denis deixaram 137 pessoas mortas e outras 415 feridas. Foram fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns praticados pelo Estado Islâmico.

Compartilhe  

últimas notícias