Diário de São Paulo
Siga-nos
Tráfico humano

Brasileiro é preso após aliciar jovens com promessas comuns para viver no exterior; entenda

O suspeito foi detido quando retornava ao Brasil

Brasileiro é preso após aliciar jovens com promessas comuns para viver no exterior; entenda - Imagem: reprodução
Brasileiro é preso após aliciar jovens com promessas comuns para viver no exterior; entenda - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 04/12/2022, às 18h28


Um brasileiro foi detido na última quinta-feira (02) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após levar jovens para trabalhar em situação análoga à escravidão em Mianmar, no leste asiático.

André Luís Sales Cunha, de 24 anos, foi preso pela Polícia Federal assim que chegou no Brasil. A operação contou com o apoio da Interpol.

De acordo com a polícia, o cearense recebia cerca de 500 dólares por cada jovem que aliciava e conseguia levar para Mianmar.

Na operação, dez jovens foram resgatados, sendo seis naturais de Sobral, no norte do Ceará.

Segundo as investigações, o homem aliciava jovens com promessas de empregos na Tailândia, além de 1,5 mil dólares por mês de salário, sem custos de moradia ou alimentação.

Ao chegarem na Ásia, as vítimas logo eram desiludidas e levadas para uma espécie de cativeiro em Mianmar, onde eram obrigadas a trabalhar em condições insalubres.

Para dar maior legitimidade para a narrativa, André utilizada suas redes sociais para exibir uma vida de luxo.

Em 16 de novembro, dez jovens foram resgatados da situação análoga à escravidão em Mianmar em uma operação do Ministério das Relações Exteriores. André Luís Sales foi identificado ainda na Ásia e acabou preso, ao retornar para o Brasil, a polícia já o aguardava no aeroporto.

Compartilhe  

últimas notícias