Diário de São Paulo
Siga-nos
Vírus

SURTO! São Paulo registra casos da doença 'mão-pé-boca' em crianças e preocupa pais

Altamente contagioso, o vírus é mais frequente até 5 anos de idade e causa erupções pelo corpo

Alguns casos da doença 'mão-pé-boca' foram registrados nas escolas infantis e estão preocupando os pais. - Imagem: reprodução I Veja Saúde
Alguns casos da doença 'mão-pé-boca' foram registrados nas escolas infantis e estão preocupando os pais. - Imagem: reprodução I Veja Saúde

Juliane Moreti Publicado em 23/03/2023, às 18h08


Nesta semana, alguns casos da doença 'mão-pé-boca' foram registrados nas escolas infantis e estão preocupando os pais. Por ser altamente contagiosa e causar erupções em determinadas regiões do corpo, o cuidado deve ser redobrado com as crianças até 5 anos de idade.

De acordo com o Viva Bem, do UOL, as cidades que acenderam o alerta são: Farroupilha (RS), Urussanga (SC), Sorocaba e Região do Grande ABC (SP). Nas unidades escolares, são comuns surtos por alto contágio.

O que é a doença mão-pé-boca? 

Nada mais é do que uma infecção viral causada pelo vírus do gênero enterovírus, como o Coxsackie. A doença tende a aparecer sozinha, mas, após o contágio, a criança fica com ferimentos na região da boca e língua, além de erupções na palma das mãos e sola dos pés. Além disso, pode aparecer nas nádegas, regiões genitais, tornozelos ou cotovelos.

Entre os sintomas, o menor tende a ficar com febre, dor de garganta, falta de apetite e mal-estar geral. Dificilmene a doença evolui para casos graves, mas pode acontecer de, por exemplo, as erupções dificultarem a ingestão de alimentos ou, raramente, o comprometimento no sistema central nervoso.

Como acontece a infecção? 

A infecção acontece principalmente por contato direto com pessoas que estão infectadas, porque o vírus fica presente nas secreções (nariz, boca, saliva, muco nasal). Ou seja, pode ocorrer pelo ar (tosse ou espirro), pelas fezes (água contaminada) e toque em superfícies ou objetos contaminados. 

Tratamento 

O tratamento consiste em aliviar as dores causadas pelos sintomas, o que é realizado com analgésicos, por exemplo, ou outras medicações que possam retirar os incômodos. Manter a criança bem hidratada também é importante, ainda conforme o portal.

Compartilhe  

últimas notícias