Diário de São Paulo
Siga-nos
Autismo

SP lança plano que amplia serviços à autistas no estado; confira

As medidas foram lançadas pelo Governo de São Paulo nesta quinta-feira (06)

SP lança plano que amplia serviços a autistas no estado; confira - Imagem: reprodução Freepik
SP lança plano que amplia serviços a autistas no estado; confira - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 06/04/2023, às 14h25


No início do ano, o Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, já havia realizado uma reunião para o desenvolvimento do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Já nesta quinta-feira (06), na mesma semana em que foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o governo lançou esse Plano e garantiu que ele irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a autistas em todo o Estado.

Cada uma das ações, pensadas em incluir e ajudar, serão desenvolvidas a partir do trabalho de um Comitê Gestor composto por representantes dasSecretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Saúde; de Educação e de Desenvolvimento Social.

De acordo com o Governo de SP a ideia é que essas pastas atuem juntas, em suas respectivas áreas, para efetivar políticas públicas e implementar cuidados necessários a este grupo.

Vale citar que uma das princiapis ações do Plano, que será coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é a expedição, gratuita em todo o Estado, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conhecido como 'RG do autista'.

Esse documento facilita a identificação da pessoa com TEA e agiliza o atendimento nos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Para obter a identificação especial, basta acessar o portal Ciptea.

É um marco da inclusão. Sentimos que estamos no caminho certo. É um primeiro passo, temos muito a caminhar. Queremos construir políticas públicas que sejam efetivas e que São Paulo seja referência na questão do transtorno do espectro autista", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Compartilhe  

últimas notícias