Diário de São Paulo
Siga-nos
PRIVATIZAÇÕES EM SP

Tarcísio anuncia assinatura de contrato com Bird para elaborar estudos de privatização da Sabesp

Iniciativa deve tomar forma em 2024

Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação / Isadora de Leão Moreira/ Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação / Isadora de Leão Moreira/ Governo do Estado de São Paulo

Marina Roveda Publicado em 06/04/2023, às 08h33


Nesta quarta-feira (05), durante sua participação no Brazil Investment Forum, evento organizado pelo Bradesco BBI, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que na próxima semana assinará um contrato com a agência do Banco Mundial, IFC (Bird), para a elaboração de estudos sobre a possível privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Tarcísiodestacou que está otimista com a privatização da Sabesp, pois a empresa possui um custo por pessoa mais elevado do que o dobro do custo da iniciativa privada, assim como o custo de ligação. O governador ressaltou que a privatização só deverá ocorrer no próximo ano, após a estruturação do modelo de venda.

O modelo de privatização prevê investimentos em municípios com operação menos rentável para a iniciativa privada. "O contrato de privatização vai amarrar essas servidões, as obrigações da Sabesp com os municípios menos atraentes do ponto de vista da operação", afirmou Tarcísio. Além da Sabesp, o projeto prevê a privatização da Emae e a concessão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas. O governador também citou que o Estado deve fazer a concessão de 1,8 mil quilômetros de rodovias estaduais.

Compartilhe  

últimas notícias