Governador de São Paulo homenageou o presidente da Argentina com a Ordem do Ipiranga e adotou um tapete azul, gesto associado à chamada “onda azul” da direita

Manoela Cardozo Publicado em 25/07/2026, às 10h25
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu o presidente da Argentina, Javier Milei, neste sábado (25), no Palácio dos Bandeirantes, em uma cerimônia marcada por uma quebra de protocolo: em vez do tradicional tapete vermelho, a recepção foi feita com um tapete azul.
A escolha da cor foi interpretada como uma referência à chamada “onda azul”, expressão utilizada por Milei para representar o avanço de governos de direita em países da América Latina. O azul também faz alusão à bandeira argentina.
Durante a visita oficial, Milei recebeu a Ordem do Ipiranga, considerada a maior honraria concedida pelo Estado de São Paulo. A condecoração é destinada a brasileiros e estrangeiros que tenham prestado serviços de relevância.
A homenagem acontece em meio à aproximação política entre Tarcísio e o presidente argentino, ambos defensores de uma agenda liberal na economia. Em 2024, o governador paulista já havia concedido a mesma honraria à secretária-geral da Presidência da Argentina, Karina Milei, irmã do presidente.
Além de Tarcísio, participaram da recepção o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e outras autoridades do governo estadual.
Após a cerimônia, Tarcísio e Milei participaram de uma reunião bilateral reservada na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes. Na sequência, seguiram para a convenção nacional do Partido Liberal (PL), na Arena Pacaembu.
A visita de Javier Milei ao Brasil também incluiu a participação no evento que deve oficializar a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.
Leia também

Eduardo Moura gera repercussão após declaração sobre conteúdo ilegal em debate

Hospitais suspendem atendimento a planos da Geap por atrasos em pagamentos

Influência política de "Waguinho Batman" não impede elogios por sua prisão

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Policial civil é baleado durante tentativa de assalto no ABC Paulista

Casal de pastores usava regra da igreja para esconder abusos sexuais, diz polícia

Morre Karine Felipe, influenciadora que lutava contra doença rara

Javier Milei recebe maior honraria de Tarcísio de Freitas em São Paulo

Donald Trump confirma plano de concorrer à Presidência dos EUA em 2028

Trump diz que Irã quer acordo, mas dispara: "Não é o momento"