Nunes acionou Aneel e TCU no último sábado (23); decisão ocorreu após apagão da semana passada

Ana Rodrigues Publicado em 25/03/2024, às 09h57
Na noite do último sábado (23), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), confirmou a representação contra a Enel no TCU (Tribunal de Contas da União) e na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para pedir a rescisão do contrato com a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo.
De acordo com a Folha de S. Paulo, ele anunciou que faria isso após os transtornos causados por apagões no centro da cidade durante a semana. A falta de energia elétrica prejudicou comerciantes, afetou o abastecimento de água e deixou pacientes sem atendimento na Santa Casa.
Além disso, acabou provocando o cancelamento de eventos como espetáculos teatrais e lançamento de livros e deixou no escuros prédios icônicos e turísticos, como o Copan e o edifício Itália.
Ninguém aguenta mais a Enel. Diante da ineficiência intolerável, agi novamente, representando junto à Aneel e ao TCU", disse Nunes.
De acordo com ele, a administração municipal tinha ingressado recentemente com duas ações contra a empresa nesses dois órgãos.
O prefeito ainda afirmou que o modelo de concessão impediu a prefeitura de intervir, o que cabe aos órgãos federais.
Não podemos continuar à mercê de um serviço tão deficiente. Exigimos a garantia de um serviço de qualidade, um direito básico", completou Nunes.
A empresa não comentou as declarações do prefeito. Em nota, que foi divulgada na última na sexta-feira (22), a empresa disse que os problemas começaram a partir de danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, devido as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas). Os circuitos que foram impactados estão nas regiões de Higienópolis, Santa Cecília e 25 de Março.
A companhia ainda disponibilizou geradores de médio e grande porte para abastecer os clientes impactados.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Flávio Dino cobra explicações do Congresso e amplia investigação sobre emendas parlamentares

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade

Trump revoga taxa de 20% sobre navios em Ormuz, mas mantém bloqueio ao Irã

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai