Diário de São Paulo
Siga-nos
Cidades

SP: governo decreta ponto facultativo aos serviços estaduais devido à greve

Nesta terça-feira (03), funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp devem aderir a paralisação com duração de 24h

Governo decreta ponto facultativo aos serviços estaduais devido à greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. - Imagem: reprodução I Instagram @prefsp
Governo decreta ponto facultativo aos serviços estaduais devido à greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. - Imagem: reprodução I Instagram @prefsp

Juliane Moreti Publicado em 02/10/2023, às 15h49


Nesta terça-feira (03) o governo de São Paulo determinou ponto facultativo a todos os serviços estaduais da capital devido à greve prevista por sindicatos dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. 

De acordo com informações do portal UOL, a decisão aconteceu com a justificativa de que a ação visa ''reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados''. 

Com isso, pessoas que estão com consultas ou exames marcados nas unidades de saúde estaduais terão a data remarcada, assim como quem tem atendimento registrado no Poupatempo. Aulas e provas das escolas da rede estadual também serão reagendadas. 

O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado e também ressalta que os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos do Bom Prato, que continuarão a oferecer refeições. 

A greve das duas categorias deve durar 24 horas e foi marcada para ir contra o plano de concessões e privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), tendo também uma adesão de funcionários da Sabesp

A previsão de paralisação do Metrô acontecerá nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, já na CPTM, as linhas previstas para serem afetadas são a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. 

Enquanto isso, algumas linhas nos metrôs e trens devem funcionar normalmente, mesmo diante da paralisação dos funcionários: Linhas 4- Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Contudo, a Jutiça determinou 100% de operação do metrô e da CPTM em horários de pico e 80% nos demais períodos, com o sindicato considerando a decisão um ''ataque ao direito constitucional de greve''. 

Compartilhe  

últimas notícias