O principal objetivo do projeto é aumentar a segurança de alunos e funcionários
Jessica Anjos Publicado em 10/04/2023, às 20h47
A Prefeitura de Guarulhos lançou na tarde desta segunda-feira (10) o programa Escola Mais Segura. O objetivo do projeto é aumentar a segurança em todas as escolas municipais da rede de ensino da cidade.
A iniciativa pretende reforçar o monitoramento das 157 instituições para que os alunos, pais, professores e demais profissionais tenham mais segurança nas dependências desses colégios.
Serão mais de 4 mil câmeras, instaladas em todos os espaços educacionais, além de câmeras dos modelos Speed Dome, que são ferramentas de alto desempenho e qualidade de imagem, para monitorar grandes distâncias, e OCR (dispositivo de reconhecimento óptico de caracteres, em português) espalhados em pontos estratégicos das intituições.
Além de monitorar os períodos de aulas, as câmeras também irão monitorar à noite, quando as escolas estão fechadas. A iniciativa iá priorizar o controle de fluxo de entrada e saída de pessoas.
Durante o evento de lançamento, o prefeito de Guarulhos, Guti, afirmou que a iniciativa é um avanço fundamental na segurança da cidade. Além das câmeras de monitoramento, o Escola Mais Segura inclui a capacitação de profissionais da educação a utilizarem o 'botão SOS Escola' que, quando acionado através de um app, entra em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), e vigilância motorizada para atender aos chamados.
O botão SOS Escola também será disponibilizado para as escolas estadais e particulares. A instalação das câmeras fará com que a população fique mais segura de deixar seus filhos nas unidades", explicou Guti.
A CGM também irá anunciar como medida emergencial um aumento de viaturas para patrulhar as unidades escolares e entorno, além disso, terá uma equipe voltada para acompanhar e investigar as redes sociais trabalhando contra fake news.
“Hoje temos a tecnologia a nosso favor e contamos com equipamentos de última geração que estão sendo instalados progressivamente. Investimos vultosos recursos na aquisição desses sistemas de monitoramento, que vão auxiliar a Guarda Civil Municipal e oferecer tranquilidade para a comunidade escolar. Nosso maior objetivo é a segurança das nossas crianças e, neste momento, o acolhimento psicológico aos nossos alunos e funcionários, assim como o constante diálogo com a comunidade”, destacou o secretário de Educação, Alex Viterale.
No evento de lançamento do projeto, estiveram presentes o vice-prefeito, Professor Jesus, a subsecretária de Educação, Fábia Costa, o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, o comandante da GCM, Francisco Borotta, o secretário de Governo, Edmilson Americano, o titular da STMU, Luigi Lazzuri, o comandante do CPA-M7 (Comando de Policiamento de Área), coronel Carvalho, e o delegado seccional de Guarulhos, José Aparecido Sanches Severo.
Leia também
Saiba como P. Diddy pode estar envolvido na morte de Michael Jackson (e o Rei do Pop tentou avisar!)
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Carnaval: 11 ideias de fantasias criativas (e baratas) para crianças
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Alinhamento preconceituoso do Governo Federal causa polêmica e repúdio nacional
Conheça Liga Brasileira Multidisciplinar da Obesidade feita para capacitar profissionais de saúde
Entrega de títulos do CNU: prazo estendido até sexta-feira
FAB realiza terceiro resgate no Líbano repatriando mais 217 brasileiros
Lula aprova nova lei de feminicídio com pena máxima elevada a 40 anos
Noussair Mazraoui, do Manchester United, passa por cirurgia cardíaca