Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança em SP

Escolas de São Paulo ganharão 'botão de pânico' nesta quarta; veja como funciona

A ferramenta surge após uma série de ameaças à escolas da capital

Escolas de São Paulo ganharão 'botão de pânico' nesta quarta; veja como funciona - Imagem: reprodução Freepik
Escolas de São Paulo ganharão 'botão de pânico' nesta quarta; veja como funciona - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 17/04/2023, às 13h50


Nesta segunda-feira (17), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em entrevista à Rádio Eldorado, afirmou que as escolas municipais ganharão "botão de pânico" já na próxima quarta-feira (19).

Na prática, o "botão" é um aplicativo de celular, que será liberado para gestores escolares, e vai estar interligado com a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que receberão imediatamente o aviso e a localização da escola caso haja alguma emergência ou violência no local.

Segundo o UOL, a ideia é que o aplicativo seja "expandido para todo o corpo docente posteriormente", de acordo com a prefeitura da cidade. Além disso, vale citar que, na rede particular, o recurso ainda está sendo discutido com o sindicato das escolas privadas de São Paulo.

Ao todo, em breve, o "botão de pânico" deve ser disponibilizado a mais de 8 mil escolas - tanto da rede municipal quanto estadual e privada de São Paulo.

Enquanto o botão ainda não está ativo, é importante mencionar que, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a Polícia Militar está com os laços mais próximos do que nunca com as direções das escolas.

Além disso, 566 policiais militares estão atuando no policiamento realizado no entorno das unidades educacionais, por meio do programa Ronda Escolar, que também estão permanentemente em contato com as direções.

Compartilhe  

últimas notícias