Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Criminosos famosos de SP terão saída temporária; veja quem são

Os prisioneiros são conhecidos por crimes que tiveram grande repercussão na mídia

Criminosos famosos de SP terão saída temporária; veja quem são - Imagem: reprodução redes sociais
Criminosos famosos de SP terão saída temporária; veja quem são - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 05/06/2023, às 16h27


A Justiça autorizou, entre os dias 13 e 19 deste mês, a saída temporária de 112 dos 122 prisioneiros que cumprem pena em regime semiaberto na Ala de Progressão Provisória da Penitenciária 2 de Tremembé, localizada no Vale do Paraíba (SP).

Dentre os prisioneiros que receberão o benefício da famosa 'saidinha', segundo o colunista do UOL Josmar Jozinho, alguns são famosos por crimes que tiveram grande repercussão na mídia. Veja abaixo quem são eles:

Cristian Cravinhos

cristian-cravinhos
Cravinhos matou os pais de Suzane em outubro de 2002, na residência na zona sul paulistana / Imagem: reprodução G1

Cristian Cravinhos foi condenado pelo assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane von Richthofen, em 2002. Após cumprir mais de dez anos de prisão ele está no regime aberto desde janeiro deste ano.

Alexandre Nardoni

alexandre-nardoni
Alexandre Nardoni foi condedado junto com com sua esposa, Anna Carolina Jatobá / Imagem: reprodução G1

Alexandre Nardonifoi condenado a 30 anos pelo assassinato de sua filha, Isabella Nardoni, em 2008. Ele e sua esposa foram acusados de jogar a criança do sexto andar de um prédio, em um crime que gerou grande comoção nacional. Nardoni permanece cumprindo pena na prisão, e o caso continua a ser lembrado como um exemplo emblemático de violência familiar no país.

Lindemberg Alves Fernandes

lindemberg-alves
O caso pelo qual Lindemberg ficou conhecido foi relembrado recentemente no Linha Direta, da Globo / Imagem: reprodução UOL

Lindemberg Alves Fernandes ficou conhecido por sequestrar a ex-namorada, Eloá Pimentel, e alguns de seus amigos em um apartamento em Santo André, grande SP. Após um longo impasse com a polícia, durante o qual Eloá foi tragicamente morta, Lindemberg foi preso, julgado e condenado por homicídio e outros crimes relacionados ao caso.

Mizael Bispo de Souza

mizael-bispo-de-souza
Mizael Bispo de Souza, ex-policial militar condenado pelo assassinato de Mércia Nakashima em 2010, teve seu pedido de revisão criminal negado em 2022 / Imagem: reprodução UOL

Mizael Bispo de Souza é um ex-policial militar que foi condenado pelo assassinato da advogada Mércia Nakashimaem 2010. Mércia desapareceu e seu corpo foi encontrado dias depois em uma represa. Mizael foi considerado o autor do crime e condenado a pena de prisão, sendo um dos principais envolvidos nesse caso que abalou o país.

O que é a famosa "saidinha"?

A saída temporária é prevista pela Lei de Execuções Penais 7.210/84, desde 1984. A lei concede o direito da "saidinha" aos presos que

  • Têm bom comportamento atestado pelo seu histórico junto ao diretor do presídio e aprovado pelo Ministério Público;
  • Cumprem pena em regime semiaberto;
  • Cumpriram um sexto da pena;
  • Seja réu primário (tenha cometido seu primeiro crime).

Vale citar que, atualmente, a lei estipula cinco datas para as "saidinhas", sendo que nenhuma delas pode ultrapassar 7 dias. São elas: Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e dos Finados.

Compartilhe  

últimas notícias