Diário de São Paulo
Siga-nos
Estado de alerta

Campinas entra em estado de alerta devido à chegada de frente fria na região

A preocupação com a previsão do tempo se justifica pela ocorrência recente de fortes chuvas na cidade

A preocupação com a previsão do tempo se justifica pela ocorrência recente de fortes chuvas na cidade - Imagem: Reprodução Freepik
A preocupação com a previsão do tempo se justifica pela ocorrência recente de fortes chuvas na cidade - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 11/10/2023, às 15h44


A previsão de chuvascontínuas nos próximos dias, abrangendo de quinta-feira (12) a sábado (14),levou Campinas (SP) a entrar em estado de alerta, conforme um comunicado emitido pela Prefeitura nesta quarta-feira (11).

De acordo com o relatório meteorológico da Defesa Civil do estado, uma frente friaestá prevista para se deslocar pela região, resultando em chuvas intensas.

"Há previsão de momentos de tempestade, e diante dos episódios de chuva dos últimos dias, transtornos não devem ser descartados, principalmente em áreas mais vulneráveis que sofreram com grandes acumulados", destaca o boletim. 

De acordo com informções do portal UOL, a partir do próximo sábado, a situação meteorológica deve se tornar mais estável, com a ocorrência de chuvas limitadas a áreas isoladas. Contudo, o estado de atenção permanecerá em vigor.

O sistema de vigilância da Defesa Civil classifica os eventos climáticos em três estágios de risco: fase de observação (a menos crítica), estado de atenção (intermediário) e alerta (a mais crítica).

Além disso, a preocupação com a previsão do tempo faz sentido devido às tempestades recentes que atingiram a cidade. Na semana passada, em 4 de outubro, uma chuva forte causou a queda de 89 árvores, inundou ruas em vários bairros e até atrapalhou o fornecimento de água na cidade.

No domingo, outra tempestade com 82,8 mm de chuva em poucas horas, derrubou 94 árvores e causou mais problemas por toda a cidade. Na segunda-feira, 9 de outubro, a Prefeitura tomou a decisão de fechar temporariamente os parques públicos por 24 horascomo precaução contra o risco de quedas de árvores nesses locais.

Compartilhe  

últimas notícias