Diário de São Paulo
Siga-nos
Fortes chuvas

Campinas reabre parques após 24 horas fechados devido às chuvas

A secretaria de serviços públicos optou por interromper o acesso aos parques devido a intesidade das chuvas

Intenso temporal atingiu a metrópole, causando danos como a queda de árvores, destruição e áreas alagadas. - Imagem: reprodução Twitter@StupidHeitor
Intenso temporal atingiu a metrópole, causando danos como a queda de árvores, destruição e áreas alagadas. - Imagem: reprodução Twitter@StupidHeitor

Lillia Soares Publicado em 10/10/2023, às 08h20


Nesta terça-feira (10), a administração municipal de Campinas (SP)permitiu novamente o acesso aos 25 parques públicos da cidade. Eles haviam sido temporariamente fechados por um dia, na segunda-feira (9), devido às consequências do intenso temporal que atingiu a metrópole no domingo (8), causando danos como a queda de árvores, destruição e áreas alagadas.

Segundo as informações da gestão municipal, a cidade entra em alerta quando a precipitação atinge 80 milímetros de chuva em um período de 72 horas, o que aumenta o risco de quedas de árvores. Em virtude disso, a Secretaria de Serviços Públicos optou por interromper o acesso aos parques.

Os parques foram reabertos e voltaram a ficar disponíveis para a população já na manhã desta terça-feira. Os horários de funcionamento podem ser consultados aqui.

A chuva do domingo causou muitos estragos em Campinas e na região. Pelo menos 94 árvores caíram. Confira o balanço:

  • 94 quedas de árvores; 
  • 23 imóveis alagados;
  • 7 quedas de muros;
  • Mercado Municipal de Campinas alagado;
  • Parques fechados temporariamente;

A intensa chuva de 82 milímetros causou impacto na estrutura temporária do Mercado Municipal de Campinas, que está em processo de revitalização. Segundo a autarquia Serviços Técnicos Gerais (Setec), os danos foram considerados leves em relação à quantidade de chuva e aos ventos fortes.

O temporal também afetou o funcionamento de vários centros de saúde, resultando em alagamentos. De acordo com informações do portal G1, nas unidades de Santa Bárbara, Cássio Raposo do Amaral, São Cristóvão, Tancredo Neves, São Quirino, Valença, Ipaussurama, Orosimbo Maia, São Vicente, Joaquim Egídio e no Caps AD Sudoeste, os serviços estão operando de forma parcial.

O CS Figueira ficou sem luz, o que causou a suspensão total do atendimento. Enquanto isso, no Hospital Mário Gatti, houve um breve impacto nos serviços devido ao transbordamento das galerias de água. A Secretaria de Saúde está investigando a situação em outras unidades de saúde.

Além disso, várias avenidas em diferentes partes da cidade sofreram com inundações, incluindo a Orosimbo Maia e a Princesa d'Oeste, bem como várias ruas no Centro.

Compartilhe  

últimas notícias