Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

Aluno que matou professora esfaqueada em SP anunciou ataque em rede social; leia o post

Todas as pessoas que interagiram com as publicações serão investigadas e intimadas a depor

Aluno que matou professora esfaqueada em SP anunciou ataque em rede social; leia o post - Imagem: reprodução redes sociais
Aluno que matou professora esfaqueada em SP anunciou ataque em rede social; leia o post - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 28/03/2023, às 10h24


Após a tragédia que aconteceu na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, onde uma professora foi brutalmente esfaqueada na última segunda-feira (27), a Polícia Civil de São Paulo apurou que o adolescente de 13 anos já vinha anunciando o crime nas redes sociais desde o último domingo (26).

Após periciar o celular do adolescente do suspeito, os agentes encontraram ao menos duas publicações feitas em seu perfil pessoal do Twitter, que é fechado, que fazem menção ao ataque (confira mais abaixo).

Irá acontecer hoje, esperei por esse momento minha vida inteira, tomara que consigo [sic] alguma kill [morte] pelo menos, minha ansiedade começa a atacar por causa disso, enfim… me desejem boa sorte!", diz em uma publicação feita horas antes do ataque.

Além dessa publicação que faz clara referência ao ataque, a polícia também encontrou um outro tweet mais antigo onde o autor escreveu: "Vocês acham que faço amanhã e vê o que vai acontecer sem um armamento decente ou não?". O post tem quatro comentários e três curtidas, confira:

post-estudante-matou-professora-esfaqueada-sp
O suspeito pelo ataque na escola de São Paulo anunciou a ação em publicações do Twitter / Imagem: reprodução Twitter

Ainda na segunda-feira (27), durante uma coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que todas as pessoas que aparecem interagindo com as publicações do suspeito - seja curtindo, comentando ou sequer tenha clicado nessas publicações - será investigado e intimado a depor.

Já sabemos que este garoto estava planejando fazer o atentado com uma arma de fogo e não conseguiu. Ele relatou isso informalmente aos policiais civis e militares que atenderam a ocorrência", explicou ele sobre a publicação feita no último domingo em que o adolescente cita a falta de um "armamento decente".

Vale citar ainda que, ainda em entrevista coletiva, Guilherme também citou que não foi descartada a hipótese dele ter sido ajudado por outros colegas de escola e que outros alunos tinham consciência do que aconteceria pelas publicações na rede social. Por fim, ele garantiu que tudo isso será criteriosamente investigado.

Entenda o caso

Três professoras e um aluno foram esfaqueados após um ataque dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (27). Um adolescente suspeito do crime foi apreendido.

Inicialmente, a polícia havia informado que dois alunos tinham sido atingidos. Um deles, porém, foi socorrido em estado de choque, mas sem ferimentos. A outra criança ferida sofreu um corte no braço e foi levada a um hospital da região.

Uma das professoras foi levada para o Hospital das Clínicas e o outra para o Hospital Bandeirantes. A terceira sofreu parada cardiorrespiratória, foi socorrida pelo Helicóptero Águia, da Polícia Militar, mas não resistiu e morreu.

De acordo com o UOL, no celular do adolescente, foram encontradas informações de ataques em outras escolas no país, o que indica que o crime foi planejado. Segundo fontes ligadas às investigações, o aluno tinha prometido atacar professores e alunos da sua sala porque era alvo de bullying.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula. Nas imagens, foi possível ver o momento em que a professora é esfaqueada nas costas e na cabeça, caindo no chão em seguida. Uma correria é registrada e outro estudante chega a ser foco do ataque, conseguindo fugir.

Imagens fortes:

Compartilhe  

últimas notícias