Diário de São Paulo
Siga-nos
Coroação

Rei Charles III é coroado em cerimônia histórica no Reino Unido

O evento teve início às 7h00 (horário de Brasília) deste sábado (06)

No horário local das 10h20, o rei e a rainha Camilla saíram do Palácio de Buckingham dentro de uma carragem, indo em direção à abadia. Muitos admiradores do casal real acompanharam a procissão - Imagem: reprodução/Twitter
No horário local das 10h20, o rei e a rainha Camilla saíram do Palácio de Buckingham dentro de uma carragem, indo em direção à abadia. Muitos admiradores do casal real acompanharam a procissão - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 06/05/2023, às 08h37


O Rei Charles III foi coroado após 70 anos de espera. A cerimônia da coroação teve início na manhã deste sábado (06), pontualmente às 11h00 (7h00 no horário de Brasília), na abadia de Westminster, localizada no centro de Londres, capital do Reino Unido.

No horário local das 10h20, o rei e a rainha Camilla saíram do Palácio de Buckingham dentro de uma carragem, indo em direção à abadia. Muitos admiradores do casal real acompanharam a procissão, que tinha menos de dois quilômetros, embaixo de chuva fina.

Phyllis Taylor, de 60 anos de idade, viajou junto com o marido, da Escócia para Londres, apenas para acompanhar a coroação, colocando a como uma "ocasião muito especial": "Estamos muito entusiasmados, muito orgulhosos de sermos britânicos". 

No entanto, Charles III e Camilla também enfrentaram protestos durante o caminho. O grupo antimonárquico "Republic" protestava com a frase "Not my king" ("Ele não é meu rei", na tradução para o português). Alguns ativistas, inclusive, acabaram sendo detidos e até algemados.

Próximo ao horário das 11h00 no Reino Unido, o casal chegou na Abadia de Westminster. Charles III e Camilla entraram no local vestidos com as capas cerimoniais. Vale lembrar que a cerimônia acontece após oito meses da morte de Elizabeth II.

No início da coroação, o Rei Charles III proferiu a seguinte frase: "Em Seu nome e segundo Seu exemplo, não venho para ser servido, mas para servir".

Assista:

Um número próximo a 2300 convidados estiveram presentes na cerimônia histórica. Autoridades como a primeira-dama dos Estados Unidos Jill Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os reis Felipe VI e Letizia da Espanha e o presidente da França Emmanuel Macron marcaram presença.

Além disso, outros grandes representantes da sociedade civil britânica também acompanharam o ritual de coroação. Os cantores Lionel Richie e Kelly Jones, o editor da Vogue Edward Enninful e a atriz Joanna Lumley também estiveram na abadia de Westminster.

Os principais membros da família real, claro, também não poderiam faltar. O princípe William e a esposa Kate Middleton levaram os filhos para o evento, enquanto o príncipe Harry, como esperado, compareceu sem sua mulher, Meghan Markle, e seus filhos.

Vale mencionar também que, embora o Palácio de Buckingham tenha anunciado que a coroação seria mais moderna e simples que a de Elizabeth II (por conta dos protestos no Reino Unido contra o aumento do custo do estilo de vida), isso não aconteceu.

Para a cerimônia, são utilizadas três coroas cravejadas de diamantes e pedras preciosas. Os trajes que o rei usa nas diversas partes da coroação tinham traços bordados em ouro e, além disso, mais três cetros. 

De acordo com estimativas da imprensa do Reino Unido, o valor total da coroação gira em torno de 100 milhões de libras (R$ 620 milhões), o que seria o dobro do valor gasto com o evento realizado para Elizabeth II (1,5 milhão de libras na época - R$ 50  milhões na cotação atual).

Os veículos britânicos, porém, disseram que esse aumento no custo total seria por conta dos maiores gastos com segurança, para proteção do Rei Charles III e da Rainha Camilla.

A Rainha Camilla também já foi coroada. Por volta das 14h00 no horário local, o casal real voltará para o Palácio de Buckingham pelo mesmo caminho da ida. Contudo, desta vez, ambos estarão com suas coroas respectivas coroas nas cabeças.

Compartilhe  

últimas notícias