Diário de São Paulo
Siga-nos
Inesperado

Piloto passa mal e perde o controle da condução do voo, mas o inesperado acontece

Os passageiros foram informados do que estava acontecendo no momento

Um voo precisou ser completamente alterado depois que um piloto começou a passal mal. - Imagem: reprodução I Freepik
Um voo precisou ser completamente alterado depois que um piloto começou a passal mal. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 26/11/2022, às 10h40


Na quinta feira da semana passada, um voo precisou ser completamente alterado depois que um piloto começou a passal mal durante a condução dos passageiros até o destino desejado. Com uma quantidade alta de pessoas no avião, os momentos foram com a sensação de desespero.

O voo WS-661, da companhia Westjet, tinha 117 passageiros e cinco tripulantes. O destino demoraria cerca de 4 horas, mas, entre Toronto e Calgary, no Canadá, o piloto começou a passar mal, não se sentindo confortável para ter total controle pela embarcação.

Os demais ajudantes, então, decidiram desviar a rota para Winnipeg. A aeronave já estava cerca de 10 km do solo e com velocidade de mais de 800 km/h, de acordo com o 'The Aviation Herald', uma especializada em aviação.

Apesar de outro comandante ter assumido o avião, para pousar, ainda era necessário a ajuda de outra pessoa responsável pela condução. Sem um dos principais, ficou uma cena apertada entre os funcionários. 

Para não preocupar os passageiros, a aterrisagem foi avisada por meio de um comunicado. Depois que todos ouviram, um dos passageiros, que é piloto de avião, ofereceu ajuda para uma condução segura. Ele estava no voo como viajante.

O voluntário atuou por precaução e ajudou na atuação da pausa necessária para que o piloto principal pudesse se recompor e, se preciso, ser atendido e medicado. Cerca de 25 minutos depois, com segurança, o pouso realmente aconteceu.

O Comitê de Segurança do Transporte, da parte de aviação (ANAC), citou que ''o pousco ocorreu sem incidentes, e os passageiros foram recebidos no portão de desembarque pelo Serviço Médico de Emergência''. O desfecho do piloto foi a melhora do mal estar, sendo apenas substituído e liberado para viajar como passageiro.

Compartilhe  

últimas notícias