Diário de São Paulo
Siga-nos
GUERRA

Israel confirma que eliminou Hashem Safieddine, sucessor do Hezbollah

Safieddine era primo de Hassan Nasrallah, chefe do grupo extremista, morto durante bombardeio israelense em setembro

Israel confirma que eliminou Hashem Safieddine, sucessor do Hezbollah - Imagem: Reprodução / X / @koshercockney
Israel confirma que eliminou Hashem Safieddine, sucessor do Hezbollah - Imagem: Reprodução / X / @koshercockney

William Oliveira Publicado em 23/10/2024, às 11h09


Hashem Safieddine, um dos principais líderes do Hezbollah e primo de Hassan Nasrallah, teve sua morte confirmada por Israel na terça-feira (22). Safieddine, que liderava o conselho executivo do grupo, responsável por questões financeiras e administrativas, estava desaparecido desde o início de outubro, após uma série de bombardeios israelenses no Líbano.

"Agora podemos confirmar que o chefe do Conselho Executivo do Hezbollah, Hashem Safieddine, e o chefe da Direção de Inteligência do Hezbollah, Ali Husein Hazima, foram abatidos junto a outros comandantes do Hezbollah em um bombardeio há cerca de três semanas", disse o exército israelense em nota.

O anúncio ocorre em meio a tensões crescentes entre Israel e o Hezbollah, especialmente após os ataques aéreos israelenses em Beirute, que resultaram na morte de Hassan Nasrallah em 27 de setembro. Nasrallah liderava o grupo desde 1992 e era considerado seu principal líder.

Quem era Hashem Safieddine?

Safieddine desempenhou um papel fundamental dentro do Hezbollah, não apenas na administração financeira, mas também como membro do conselho da Jihad, que gerencia as atividades militares do grupo. Nos últimos anos, ele se tornou uma figura pública mais proeminente, frequentemente representando o Hezbollah em eventos quando Nasrallah não podia comparecer por motivos de segurança.

Em meio ao conflito desencadeado pelo ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, Safieddine foi a primeira voz do Hezbollah a se manifestar publicamente. Seu envolvimento com o grupo era profundo e histórico; vindo de uma família xiita libanesa proeminente, ele nasceu no sul do Líbano e estudou em seminários religiosos em Qom, no Irã.

Suas conexões incluíam fortes laços com apoiadores iranianos do Hezbollah. Um desses vínculos é através de seu filho Rida, casado com a filha do general Qassem Soleimani, comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, morto em 2020.

Compartilhe