Diário de São Paulo
Siga-nos
IRÃ X ISRAEL

Por que o Irã atacou Israel? Veja o que se sabe sobre o conflito até agora

O conflito no Oriente Médio começou a viver uma nova fase após a ofensiva iraniana

O conflito no Oriente Médio começou a viver uma nova fase após a ofensiva iraniana - Imagem: Reprodução/Freepik
O conflito no Oriente Médio começou a viver uma nova fase após a ofensiva iraniana - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 15/04/2024, às 09h21


À medida que os mísseis e drones iranianos voavam em direção a Israel, trouxeram uma nova onda de tensão, incerteza e confronto no Oriente Médio. Mas, por que Irã atacou Israel? Israel e Irã são rivais de longa data e estão envolvidos numa guerra paralela há anos.

De acordo com a CNN, o Irã lançou seu ataque sem precedentes, em resposta a um suposto ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, no começo deste mês.

Um oficial do exército iraniano no último domingo (14), disse que o ataque de Teerã teve como alvo principal a base aérea de Nevatim e justificou que o local foi escolhido pois, o ataque de Israel ao consulado iraniano foi lançado deste lugar, no início de abril.

Mais de 300 projéteis - que incluia cerca de 170 drones e mais de 120 mísseis balísticos - foram disparados no imenso ataque aéreo.

Destes ataques, 99% foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea de Israel e de seus aliados, de acordo com os militares israelenses, com apenas um pequeno número chegando ao território israelense.

O que pode acontecer agora?

As decisões que foram tomadas pelo Gabinete de Guerra de Israel ditarão os próximos passos imediatos. Benny Gantz, um dos membros, informou que Israel "exigirá um preço do Irã da maneira e no momento que nos for conveniente".

A linha dura do governo israelense pediu uma ação firme. O Ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, pediu uma resposta que "ressoasse em todo o Oriente Médio", e o Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, disse que Israel deveria "enlouquecer".

Mas, o Irã afirmou que foi aberta uma "nova equação", na sua relação adversa com Israel e ainda alertou para um ataque muito maior ao país, caso o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, decida promover um ataque retaliatório.

Decidimos criar uma nova equação, que é a de que se a partir de agora o regime sionista atacar os nossos interesses, bens, personalidades e cidadãos, em qualquer lugar e a qualquer momento, iremos retaliar contra eles", informou o Comandante do Grupo Revolucionário Islâmico Corpo de Guardas (IRGC, na sigla em inglês), Hossein Salami, disse à TV estatal iraniana.
Compartilhe  

últimas notícias