Diário de São Paulo
Siga-nos
Oriente Médio

Rússia manifesta preocupação com ataques do Irã a Israel e pede contenção

Tensões na região persistem enquanto conflito entre israelenses e palestinos não é resolvido

Sergei Lavrov - Imagem: Reprodução | X (twitter) - @CNNBrasil - Maxim Shipenkov/Pool
Sergei Lavrov - Imagem: Reprodução | X (twitter) - @CNNBrasil - Maxim Shipenkov/Pool

por Marina Milani

Publicado em 15/04/2024, às 08h25


A Rússia expressou preocupação neste domingo (14) diante dos ataques do Irã a Israel, após uma série de eventos que aumentaram as tensões na região do Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores russo emitiu um comunicado pedindo a todas as partes envolvidas que exerçam contenção, mas destacou que as tensões permanecerão elevadas até que o conflito entre israelenses e palestinos seja resolvido.

Os ataques do Irã foram uma resposta a uma suposta ofensiva israelense ao complexo da embaixada iraniana na Síria, ocorrida em 1º de abril e que resultou na morte de importantes comandantes da Guarda Revolucionária Iraniana. A Rússia ressaltou sua preocupação com essa escalada perigosa na região e instou todas as partes a agirem com moderação.

Apesar de Teerã ter afirmado que o ataque foi realizado em legítima defesa após a ofensiva israelense em Damasco, a Rússia não condenou os ataques iranianos a Israel. O país criticou o bloqueio do Ocidente nas tentativas do Conselho de Segurança das Nações Unidas de responder ao ataque ao complexo da embaixada iraniana.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, conversou por telefone com seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, no domingo, alertando sobre o risco de uma nova escalada da situação na região. Israel demonstrou insatisfação com a resposta de Moscou, esperando que a Rússia condenasse os ataques iranianos. 

Compartilhe  

últimas notícias