Tensões na região persistem enquanto conflito entre israelenses e palestinos não é resolvido

por Marina Milani
Publicado em 15/04/2024, às 08h25
A Rússia expressou preocupação neste domingo (14) diante dos ataques do Irã a Israel, após uma série de eventos que aumentaram as tensões na região do Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores russo emitiu um comunicado pedindo a todas as partes envolvidas que exerçam contenção, mas destacou que as tensões permanecerão elevadas até que o conflito entre israelenses e palestinos seja resolvido.
Os ataques do Irã foram uma resposta a uma suposta ofensiva israelense ao complexo da embaixada iraniana na Síria, ocorrida em 1º de abril e que resultou na morte de importantes comandantes da Guarda Revolucionária Iraniana. A Rússia ressaltou sua preocupação com essa escalada perigosa na região e instou todas as partes a agirem com moderação.
Apesar de Teerã ter afirmado que o ataque foi realizado em legítima defesa após a ofensiva israelense em Damasco, a Rússia não condenou os ataques iranianos a Israel. O país criticou o bloqueio do Ocidente nas tentativas do Conselho de Segurança das Nações Unidas de responder ao ataque ao complexo da embaixada iraniana.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, conversou por telefone com seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, no domingo, alertando sobre o risco de uma nova escalada da situação na região. Israel demonstrou insatisfação com a resposta de Moscou, esperando que a Rússia condenasse os ataques iranianos.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Sabesp conclui primeira fase de reparos em cratera que deixou nove desabrigados em Osasco

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ônibus da EMTU invade casa após motorista errar caminho em Itapevi

Governo eleva mistura de etanol na gasolina para 32% e especialistas divergem sobre impactos nos veículos

Sérgio Moro publica mensagem em defesa de Bolsonaro e Flávio nas redes sociais