Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Os elementos do fascismo

Os elementos do fascismo
Os elementos do fascismo
Kleber Carrilho

por Kleber Carrilho

Publicado em 17/06/2023, às 07h17


O professor e comentarista político norte-americano Robert Reich escreveu há alguns dias um texto em que comenta sobre o que ele acredita que sejam os cinco elementos do fascismo, e de como Donald Trump e grande parte do Partido Republicano atual abraçam esses elementos.

Na análise dele, mais do que uma visão "autoritária", o que está acontecendo por lá pode ser considerado "fascismo", que tem ideias coerentes e é mais perigoso do que o simples autoritarismo. Para combater essas ideias, é necessário entender quais são seus elementos e como eles se manifestam.

Faço aqui um convite para que nós, a partir da análise dele, olhemos para o caso brasileiro que, mesmo com Bolsonaro enfraquecido, está cheio de gente com ideias parecidas com as que ele descreve. Para a análise, ele foi buscar referências em teóricos culturais como Umberto Eco, historiadores como Emilio Gentile e Ian Kershaw, o cientista político Roger Griffin e a ex-Secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright.

Veja os itens que ele aponta para encontrar o tal fascismo:

  1. Rejeição da democracia, do Estado de direito e da igualdade perante a lei em favor de um líder carismático que interpreta a vontade popular. Segundo ele, enquanto os autoritários veem líderes fortes como garantidores da estabilidade social, os fascistas enxergam o líder como a personificação da sociedade e a voz do povo. No caso brasileiro, o caminho da política próximo da religião pode demonstrar isso, não?
  2. Exploração da raiva popular contra elites culturais. Enquanto os autoritários não costumam agitar a população contra as elites estabelecidas, porque eles as utilizam para obter e manter o poder, os fascistas mobilizam a raiva pública contra as supostas elites culturais, incitando o ressentimento e buscando vingança. Será que o ódio à Lei Rouanet não representa isso?
  3. Nacionalismo baseado em uma "raça superior", em uma religião específica ou em linhagens históricas. Os fascistas veem a nação como a personificação de um grupo considerado "superior" com base em raça, religião e linhagens históricas. Podemos ver isso também no Brasil?
  4. Enaltecimento da força bruta e de guerreiros heroicos. Para os autoritários, o objetivo é obter e manter o poder estatal. Eles veem a "força" em grandes exércitos e armamentos. Já para os fascistas, o objetivo é fortalecer a sociedade como um todo. Eles recompensam aqueles que têm sucesso econômico e físico e menosprezam ou exterminam aqueles que perdem. O fascismo depende do bullying organizado, do darwinismo social. A guerra e a violência são meios de fortalecer a sociedade, eliminando os fracos e enaltecendo os fortes. Se olharmos para as políticas armamentistas do governo anterior, será que isso pode ser observado?
  5. Desprezo pelas mulheres e medo de formas não tradicionais de identidade de gênero e orientação sexual. Para Reich, o autoritarismo impõe hierarquias e busca ordem. No entanto, o fascismo está organizado em torno da hierarquia específica do domínio masculino. O herói fascista é sempre masculino, enquanto as mulheres são relegadas a papéis subalternos.

Se há esses cinco itens, o fascismo está presente. O que podemos dizer sobre o Brasil?

Compartilhe  

últimas notícias