Diário de São Paulo
Siga-nos
Resenha com o Kascão

Milagre no Sul?

Timão. - Imagem: Divulgação
Timão. - Imagem: Divulgação
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 13/11/2023, às 08h19


Tem coisas no futebol que são difíceis de entender, viu? O Corinthians vem fazendo uma campanha totalmente meia-boca. Um dos piores mandantes do Brasileirão e lutando rodada a rodada para fugir da zona de rebaixamento. Já o Grêmio tem quase 80% de aproveitamento em jogos dentro de casa, briga pelo título ponto a ponto com Palmeiras, Bragantino e Botafogo e tem em seu ataque um dos maiores artilheiros do futebol mundial, o uruguaio Luís Suárez. Aí o duelo vai para o Sul e logo no início, outro uruguaio, mas o cabeça de bagre do zagueiro Bruno Mendez, consegue a proeza de ser expulso. Se alguém dissesse só com o início desse enredo que o Timão venceria o jogo eu acharia um verdadeiro milagre de São Jorge.
E foi o que aconteceu. O paraguaio Romero fez novamente o Yuri Alberto não sabe fazer, que é gol, e os paulistas venceram por 1 a 0, placar magro mas fundamental para o time que agora sim respira bem nessa fuga da zona de baixo da tabela. E analisando a escalação corintiana, o Mano Menezes foi bem demais protegendo o time na parte defensiva - até tirou o 9 de ofício para escalar dois atacantes 'marcadores' - e se trancou geral. Ou seja, a inteligência tática finalmente funcionou para o Timão! Agora é pensar em somar pelo menos mais três pontos para não correr mais nenhum tipo de risco de ser rebaixado.

E esse talvez é o período de começar a avaliar quem deve ser aproveitado para 2024. Sinceramente de todos os nove que tem contrato a vencer, eu renovaria talvez só o Gil e o Mosquito por mais uma temporada. O restante não. A realidade é que independente do milagre desse domingo uma reformulação radical precisa ser feita no Corinthians. Do jeito que está fica difícil imaginar qualquer perspectiva de futuro. Afinal não é sempre que São Jorge está de plantão, não é verdade? 

Tremendo mau exemplo 

Alegando um pênalti absolutamente legítimo para o Corinthians e não marcado pelo árbitro Rodrigo José Pereira, o ex-lateral Alessandro, hoje gerente de futebol do Timão, tentou invadir forçadamente a sala do VAR para questionar o porquê do lance sequer ter sido checado pelo árbitro do vídeo. É totalmente natural a revolta do dirigente corintiano, mas ele não pode fazer o que fez. Isso é no mínimo antiprofissional para um cara que ocupa um cargo de gestão tão importante. Um tremendo mau exemplo! Talvez o Alessandro já esteja sofrendo precocemente a pressão de ficar desempregado, já que é sabido por todos que independente do presidente que vença as eleições doa dia 25 é certo que o capitão do bi mundial deixará o cargo.  

Compartilhe  

últimas notícias