Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Contagem regressiva

Eclipse solar. - Imagem: Divulgação / NASA
Eclipse solar. - Imagem: Divulgação / NASA

Fernanda Trigueiro Publicado em 28/10/2022, às 08h16


Eu não sei se é culpa do eclipse solar, da Lua Nova, do fim de ano que se aproxima ou se é só o clima tenso do segundo turno. Mas está difícil segurar a barra. A sensação de esgotamento é geral. A semana foi longa como se todos estivessem vivendo apenas esperando o domingo.

Quem já tem ansiedade, se sente ainda mais no limite. Porque além das nossas lutas diárias, tem uma pressão que permeia. Muitos parecem estar a beira do colapso de tanto estresse. Fora o sentimento de tristeza. Tem dias que não dá vontade de levantar da cama para encarar as redes sociais e as novas notícias. Eu mesma, juro que tentei fugir desse assunto aqui. Mas não deu... Peço desculpas a vocês que acompanham essa singela coluna toda sexta. Não sei se como de costumo, desta vez vou conseguir finalizar o texto com um incentivo e uma palavra de esperança. Também está difícil pra mim, meu caro leitor.

O país está rachado, dividido mesmo. E não estou falando só de partidos e de cores. Estamos falando de ricos contra pobres. Executivo contra Legislativo e Judiciário. Governo federal, em alguns casos, contra governos estaduais e municipais. E desse jeito, o que deveria ser o foco para os próximos quatro anos fica de lado. Nem para a esquerda e nem para a direita.

A gente não vê propostas. Não se fala do povo, de saúde, educação, projetos econômicos e de relações internacionais. Mas é melhor nem esperar isso agora, você vai se sentir ainda mais frustrado. Nesta altura do campeonato é "matar ou morrer" e cabe a gente aguentar firme.

Por isso, escute o outro sem se sentir atingido e acusado. Sem se ofender. Esteja ao lado da democracia, que você tanto luta. Independentemente, do lado que esteja respeite para ser respeitado. Não misture seus sentimentos particulares e não faça parte dessa esculhambação. Fico pensando nos historiadores. Coitados! Imagina só escrever esse momento do Brasil nos próximos livros de história.

Mas foco no presente. Vamos tentar economizar a nossa energia e se preparar não só pro domingo como também para a segunda-feira. Sem margem de erro alguma, a única certeza é que algum lado não vai sair feliz. E é vida que segue... Vamos sobreviver! Temos que...

Compartilhe  

últimas notícias