Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O sabe-tudo

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 19/05/2023, às 08h10


Na minha última aula de inglês, percebi que me falta vocabulário. Sinto a necessidade de mais palavras. Às vezes não sei alguma em especial e para contornar a situação, busco me explicar de outra forma. Quando contei isso ao meu professor, ele disse que também precisa aprender mais. E eu, que gostaria de saber o que ele sabe, dei risada. Realmente, ninguém sabe tudo, mas pra mim o "teacher" sabe o suficiente.

E assim continuamos nossa "conversation". Eu com meu nível básico e ele com a sensação de que precisa de mais conteúdo. O papo fluiu e o professor Alex disse que a cada "class" também aprende comigo. Em inglês, falamos de gramática, de causos, das notícias da semana, de filmes, músicas e da rotina... Gostamos de debater sobre tudo e todos e "together" concluímos que a vida é troca. Todo ser humano é capaz de ensinar o que sabe desde que do outro lado tenha alguém disposto a aprender.

Ninguém é sábio o suficiente pra saber tudo e nem tão ignorante para não aprender nada. Conhecimento não se mede, não se coloca na balança e nem se compara. Portanto, não economize. Divida o que sabe, converse, fale, desenvolva, ouça o outro, preste atenção, compartilhe e acima de tudo tenha respeito por quem cruza o seu caminho. Cada um tem sua história e sua bagagem. Não há ninguém melhor que ninguém.

Filósofos sabem de teoria, mas talvez nada de mecânica. Médicos entendem de doenças e tratamento, só que podem não saber nada de cozinha. Professoresdominam suas disciplinas, mas o de matemática pode ser terrível em humanas. Donas de casa cuidam do lar como ninguém, mas de repente não entendem de matemática. Assim como o mecânico que manja tudo de motor e nada de política. Costureiras tem habilidades com tecidos, mas podem não ser atualizadas e bem informadas como um jornalista. E o jornalista "sabe-tudo" descobre que "sabe nada" quando conhece uma mãe. Essa sim tem o dom de compreender o seu bebê e repassar suas experiências para outras mulheres.  

A sabedoria não vem só dos livros, de cursos, formação, prêmios, certificados ou cargos. A vida nos ensina sempre. Experiências contribuem, momentos difíceis viram lições e é na simplicidade que há grandes ensinamentos. Todo dia é um novo dia e deixar de aprender é deixar de viver.

Compartilhe  

últimas notícias