Mônica Rocha, aos 28 anos de idade, conseguiu alcançar um dos seus maiores sonhos
Juliane Moreti Publicado em 25/06/2023, às 09h26
No mês de junho, Mônica Rocha, aos 28 anos de idade, é a primeira mulher com Síndrome de Down que conquistou a faixa preta de Taekwondo no Brasil.
A premiação aconteceu no III Festival de Inclusão, organizado pelo Instituto Olga Kok, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).
''Estou muito feliz por ter realizado o maior sonho da minha vida'', disse ao portal R7, sobre conseguir um dos seus maiores objetivos na arte marcial sul-coreana que pratica há 10 anos.
Mônica teve contato com o Taewkondo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), parte do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK).
Foi o esporte que fez com que Mônica quebrasse paradigmas e preconceitos, deixando os pais orgulhosos com tamanha paixão pelo Taewkondo.
''É muito emocionante, porque ela faz coisas que eu, mãe dela que não tenho nenhuma deficiência, não consigo fazer'', disse Gildete Pereira, alegando que essa arte marcial ''preencheu'' a vida da filha.
O próximo desejo de Mônica é conseguir o também sonho de ''abrir uma academia'', podendo ensinar seus conhecimentos para outras pessoas e mostrar sua ''capacidade de dar aula'', como comentou.
Embora ainda não seja uma realidade, a professora de Mônica, Ranniere dos Anjos, ajudará para que mais esse objetivo seja cumprido, meta que também existe o apoio dos pais.
''Vai ser exemplo para muitas outras pessoas, para que entendam que o sonho é possível não só no Taekwondo, mas de forma geral'', disse Ranniere.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Advogado contesta decisão judicial no caso envolvendo a separação de Ana Hickmann
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
TSE já está com processos que podem deixar prefeito de S.Caetano inelegível
Astrid Fontenelle e Larissa Luz se despedem do Saia Justa
Iara Kílaris e Aquilles Kiílaris realizam festão da firma em Limeira, no interior paulista
Confira quais são os vídeos mais assistidos do Youtube de 2023 no Brasil
Estudo mostra que cidades brasileiras podem ser "engolidas" pelo mar; entenda
Mel Fronckowiak fala sobre a turnê de volta de Rebeldes Brasil