Diário de São Paulo
Siga-nos
Arte marcial

Taekwondo no Brasil: jovem é a primeira mulher com Síndrome de Down a conquistar faixa preta

Mônica Rocha, aos 28 anos de idade, conseguiu alcançar um dos seus maiores sonhos

Mônica Rocha é a primeira mulher com Síndrome de Down que conquistou a faixa preta de Taekwondo no Brasil. - Imagem: reprodução I SBT News
Mônica Rocha é a primeira mulher com Síndrome de Down que conquistou a faixa preta de Taekwondo no Brasil. - Imagem: reprodução I SBT News

Juliane Moreti Publicado em 25/06/2023, às 09h26


No mês de junho, Mônica Rocha, aos 28 anos de idade, é a primeira mulher com Síndrome de Down  que conquistou a faixa preta de Taekwondo no Brasil.

A premiação aconteceu no III Festival de Inclusão, organizado pelo Instituto Olga Kok, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). 

''Estou muito feliz por ter realizado o maior sonho da minha vida'', disse ao portal R7, sobre conseguir um dos seus maiores objetivos na arte marcial sul-coreana que pratica há 10 anos. 

Mônica teve contato com o Taewkondo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), parte do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). 

Foi o esporte que fez com que Mônica quebrasse paradigmas e preconceitos, deixando os pais orgulhosos com tamanha paixão pelo Taewkondo.

''É muito emocionante, porque ela faz coisas que eu, mãe dela que não tenho nenhuma deficiência, não consigo fazer'', disse Gildete Pereira, alegando que essa arte marcial ''preencheu'' a vida da filha. 

O próximo desejo de Mônica é conseguir o também sonho de ''abrir uma academia'', podendo ensinar seus conhecimentos para outras pessoas e mostrar sua ''capacidade de dar aula'', como comentou.

Embora ainda não seja uma realidade, a professora de Mônica, Ranniere dos Anjos, ajudará para que mais esse objetivo seja cumprido, meta que também existe o apoio dos pais. 

''Vai ser exemplo para muitas outras pessoas, para que entendam que o sonho é possível não só no Taekwondo, mas de forma geral'', disse Ranniere.

Compartilhe  

últimas notícias