Diário de São Paulo
Siga-nos
Inclusão

Mattel lança primeira boneca Barbie com Síndrome de Down; veja foto

O intuito é, cada vez mais, ''continuar a permitir que mais crianças tenham a chance de se verem na Barbie''

A Mattel anunciou uma nova Barbie, que representa as pessoas com Síndrome de Down. - Imagem: reprodução I Instagram @mattel
A Mattel anunciou uma nova Barbie, que representa as pessoas com Síndrome de Down. - Imagem: reprodução I Instagram @mattel

Juliane Moreti Publicado em 25/04/2023, às 15h51


Nesta terça-feira (25), a Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, anunciou uma nova Barbie, que foi criada com características de pessoas que nasceram com a Síndrome de Down.

Com o lançamento, a intenção é ''continuar a permitir que mais crianças tenham a chance de se verem na Barbie, refletir melhor o mundo que vêem à sua volta, e promover um sentimento de inclusão para as crianças em todo o lado'', conforme a publicação no Instagram. 

Sendo assim, a Mattel trabalhou com a National Down Syndrome Society (NDSS), na linha Barbie Fashionistas, para adequar as roupas, características, formato do corpo, acessórios e até a embalagem para garantir a melhor representação das pessoas com essa condição genética.

''Esta Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representatividade. É um enorme passo em frente para a inclusão e um momento que estamos a celebrar'', disse Kandi Pickard, presidente e CEO da organização NDSS. 

Sendo assim, a boneca possui uma nova ''escultura facial'' e corpo ilustrativo,  mais curto e com o torso mais longo, assim como o rosto mais arredondado, orelhas menores, ponte nasal plana e olhos levemente amendoados. 

O vestido também foi pensando para ter as exatas cores associadas à conscientização da Síndrome de Down, além do colar que representa três cópias do cromossomo 21 (material genético). O que também chama a atenção é a órtese rosa (apoio muito utilizado por essa comunidade) que cobre o tornozelo, combinando com a roupa e fazendo conjunto com o tênis zíper.

barbie-sindrome-de-down
Barbie que representa as pessoas com Síndrome de Down. Imagem: reprodução I Instagram 
Compartilhe  

últimas notícias