Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol internacional

Raphinha, da seleção brasileira, fica furioso e xinga técnico do Barcelona após decisão polêmica; entenda

O caso aconteceu durante a última quinta-feira (16)

Na última quinta-feira (16), em duelo válido pelos playoffs (fase já eliminatória) da Europa League, dois dos melhores times da Europa se enfrentaram: Barcelona e Manchester United - Imagem: reprodução/Twitter
Na última quinta-feira (16), em duelo válido pelos playoffs (fase já eliminatória) da Europa League, dois dos melhores times da Europa se enfrentaram: Barcelona e Manchester United - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 17/02/2023, às 19h14


Na última quinta-feira (16), em duelo válido pelos playoffs (fase já eliminatória) da Liga Europa, dois dos melhores times da Europa se enfrentaram: Barcelona e Manchester United jogaram no Spotify Camp Nou, estádio catalão, às 14h45.

O jogo terminou empatado em 2 a 2: Marcos Alonso e Raphinha marcaram para o time catalão, enquanto Rashford e Kounde (gol contra) fizeram para a equipe inglesa.

No entanto, embora a partida tenha apresentado um ótimo nível de futebol, um outro fator também chamou a atenção do lado do Barcelona. Isso porque o brasileiro Raphinha, que vinha fazendo uma ótima partida, deixou o campo extremamente furioso ao ser substituído pelo técnico Xavi Hernández no fim do segundo tempo.

Diversas imagens conseguiram flagrantes do atacante xingando o treinador com palavras nada amigáveis. Por conta disso, em coletiva de imprensa pós-jogo, Xavi foi questionado sobre o assunto e afirmou entender o lado do atleta em momentos como esse.

"Está tudo bem. Está perfeito que fique com raiva, eu também ficava. Já disse para ele. Ele me veio pedir desculpas, e eu disse: 'Tranquilo. Te entendo perfeitamente, porque já estive nessa situação e também ficava com raiva'", explicou.

Raphinha foi substituído pelo treinador espanhol aos 37 minutos do segundo tempo, quando o jogo no Camp Nou estava 2 a 2 e sua equipe pressionava para sair de casa com a vitória.

Confira:

Em seu lugar, Xavi colocou Ferran Torres, atacante da Espanha. O treinador também relatou que ficaria surpreso negativamente caso o brasileiro aceitasse normalmente a alteração.

"O pior seria se sentisse bem com a mudança. Querer jogar, querer participar é muito positivo. Podem ver de maneira negativa, mas eu vejo de maneira muito positiva que o jogador quer jogar, quer participar. Me parece perfeito e digo sempre que tem que ficar com raiva. Tem que ficar com raiva com o treinador".

"Agora, falta de atitude, falta de educação não. Mas ficar com raiva? Podem até me insultar. De verdade. Aprendi com muitos treinadores. O que é negativo para vocês, eu vejo muito positivo", concluiu.

Vale mencionar que o ponta da seleção brasileiro foi o destaque do Barcelona na partida. Efetuou bons dribles, passes e lançamentos, deu a assistência para o gol de Marcos Alonso em cobrança de escanteio, e, além de tudo, ainda marcou o segundo tento, que evitou a derrota do Barça em casa.

Com esse empate com os Red Devils, Raphinha completou 31 jogos oficiais disputados pelo clube catalão nesta temporada. Ele foi titular em 19 e reserva em 12 deles, tendo uma média de 53,8 minutos em campo. De forma geral, o atacante já tem nove gols e sete assistências em 2022/23.

Jogador também se desculpou

Em entrevista com os jornalistas depois do jogo, Raphinha também pediu desculpas por xingar o técnico Xavi. "Aproveito para pedir desculpa a todos, ao Ferran (Torres) e ao treinador, à equipe e aos torcedores".

Ele também aproveitou o momento para se desculpar com todos que possam ter se sentido ofendidos com sua reação explosiva à substituição.

"Às vezes queremos tanto ajudar a equipe a vencer, que há momentos como esse em que não podemos controlar. Eu sei que errei e não vai acontecer de novo, somos seres humanos. Era só vontade de ganhar".

"O treinador sabe que isso logo se passa, mas às vezes não controlamos nossos sentimentos. Vou pedir perdão ao time novamente e pedir desculpas por tudo o que aconteceu depois do jogo", finalizou o atacante.

O jogo de volta entre Barcelona e Manchester United acontece às 17h00 da próxima quinta-feira (23), em Old Trafford, estádio do time da Premier League.

Compartilhe  

últimas notícias