Diário de São Paulo
Siga-nos
MEC 2023

Equipe de transição alerta para a falta de dinheiro para o MEC em 2023

Limtie orçamentário poderá prejudicar pasta

Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 07/12/2022, às 10h23


Durante uma coletiva de imprensa do grupo temático de Educação da futura gestão, foi informado na noite de ontem (06), que a principal atuação da equipe de transição do governo eleito é a compra de livros didáticos, que poderão atrasar devido o limite orçamentário. 

"O limite orçamentário pode gerar uma situação, no caso do livro didático, onde não teremos empenho nem a contratação dos livros didáticos, o que pode implicar um atraso na entrega dos livros nas escolas de ensino básico no Brasil", disse o ex-ministro da EducaçãoJosé Henrique Paim.

"Como é que você vai começar o ano letivo se os estudantes vão entrar em sala de aula sem o livro didático para a aprendizagem em todos os anos da Educação Básica? É gravíssimo o que está acontecendo", indagou o coordenador dos grupos de trabalho da transição, Aloizio Mercadante, que também foi ministro da Educaçãoem governos petistas

Ainda durante a reunião, o MECadmitiu não ter recursos financeiros para pagar bolsas de médicos residentes e nem de estudantes de pós-graduação. 

Estima-se que cerca de 14 mil residentes e mais de 100 mil pesquisadores contam com a ajuda das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), orgão vinculado ao MEC.

Compartilhe  

últimas notícias