Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

O que é e qual o significado da vestimenta usada por Messi para comemorar título da Copa?

A espécie de túnica chamou a atenção das pessoas ao redor do mundo

A palavra bisht é derivada do persa e significa "ir nas costas" - Imagem: reprodução/Twitter @elgraficoweb
A palavra bisht é derivada do persa e significa "ir nas costas" - Imagem: reprodução/Twitter @elgraficoweb

Thais Bueno Publicado em 21/12/2022, às 18h25


No último domingo (18), a Copa do Mundo de 2022 no Catar chegou ao fim. Com emoção até o final da partida, a Argentina bateu a França nos pênaltis, por 4x2, para levar o terceiro título mundial para casa.

A partida em si foi uma loucura. A Argentina abriu 2x0, com Messi (pênalti) e Di María, ainda no primeiro tempo e parecia ter colocado a França na roda, pois eles não conseguiam jogar.

No segundo tempo, os franceses voltaram mais agressivos e conseguiram dois gols em menos de dois minutos - Mbappé marcou os dois, um deles de pênalti.

Com isso, o jogo foi para a prorrogação. Os argentinos voltaram a atacar e conseguiram um gol com Messi no etapa extra complementar, aos 108 minutos, mas os europeus foram buscar o empate e Mbappé deixou tudo igual novamente em nova cobrança de pênalti aos 118.

Quando o capitão da seleção Argentina, Lionel Messi, foi levantar a taça, foi vestido com uma espécie de túnica com transparência preta e detalhes em dourado. O nome dessa peça de roupa, uma vestimenta árabe, é bisht.

Messi usando a bisht ao levantar a taça. Imagem: reprodução/Twitter
Messi usando a bisht ao levantar a taça. Imagem: reprodução/Twitter

O bisht foi entregue a Messi por Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar. De acordo com informações do Arab News, a vestimenta, que deve ser utilizada apenas por homens, é feita de lã e varia de cores (branco e bege, em tons mais claro, e marrom, cinza e preto, mais escuros).

Os bishts mais luxuosos, por sua vez, são feitos com acabamentos de fios de ouro. Vale mencionar que a palavra bisht é derivada do persa e significa "ir nas costas".

Ainda segundo informações do veículo mencionado acima, a especia de túnica era usada, primeiramente, no inverno pelos beduínos. Agora, o bisht é símbolo de status e só deve ser utilizado em ocasiões especiais como casamentos, festivais e formaturas.

"O bisht tem sido a escolha de roupas formais para políticos, estudiosos, religiosos e indivíduos de alto escalão nos países do Golfo Pérsico, Iraque e países ao norte da Arábia Saudita. Este manto esvoaçante tradicional destina-se a distinguir aqueles que o usam", explicou o veículo.

Compartilhe  

últimas notícias