Diário de São Paulo
Siga-nos
Quebra de padrões

Finalista do Miss Inglaterra disputará etapa final sem maquiagem; entenda o motivo

Melisa Raouf será a primeira em 100 anos do tradicional concurso de Miss a não aderir aos cosméticos

Finalista do Miss Inglaterra disputará etapa final sem maquiagem; entenda o motivo - imagem: reprodução Instagram @melisaraouf
Finalista do Miss Inglaterra disputará etapa final sem maquiagem; entenda o motivo - imagem: reprodução Instagram @melisaraouf

Fernanda Viana Publicado em 31/08/2022, às 19h09


O concurso de beleza Miss Inglaterra terá pela primeira vez em 100 anos uma competidora na final que se apresentará sem maquiagem. A estudante Melisa Raouf, de 20 anos, quer usar a oportunidade para mostrar às garotas que não é necessário usar maquiagem para se sentir bonita.

Raouf vive no sul de Londres e venceu na semana passada a recém-criada rodada do concurdo em que as participantes não devem usar maquiagem. Ela garantiu seu lugar como uma das 40 finalistas e decidiu que seguirá com o rosto limpo para a etapa decisiva que acontecerá dia 17 de outubro.

Caso ela vença a final, Melisa seguirá para a competição Miss Mundo e já deixou claro que pretende continuar com o rosto natural.

"Eu queria mostrar que temos uma escolha", disse Raouf à BBC. "Não temos que usar maquiagem se não quisermos."

A competidora está no segundo ano da graduação de política no King's College e pretende entrar para diplomacia após a formatura.

Ela afirma que todas as mulheres no concurso de beleza possuem diferentes formações e histórias, muito diferentes da imagem estereotipada com que frequentemente são retratadas.

Melisa conta à BBC que começou a usar maquiagem na adolescência e que era uma pessoa "significativamente insegura". Ela diz que percebeu que se comparar ao "padrão irreal de beleza" vinculado às redes sociais impactou negativamente sua saúde mental.

"Eu nunca me senti confortável com quem eu era, nunca me senti confortável na minha pele", diz a jovem.

Mas Melisa relata ter construído sua confiança com o tempo e confessa que, ter entrado nos concursos de beleza - por mais que seja uma experiência "muito assustadora" às vezes - a ajudou nesse processo.

Ela diz ter recebido muitas mensagens de apoio nas redes sociais após a última rodada do Miss Inglaterra sem maquiagem. "Eu ouvi de garotas de todas as idades e de mulheres na faixa dos 40 e 50 anos que elas passaram a se sentir mais confortáveis em sua própria pele", relata.

Contudo, Melissa não se opõe ao uso de maquiagem e continuará usando os produtos, mas que não precisa deles para se sentir bonita.

"Não há problema em usar maquiagem para melhorar sua aparência ou para ocasiões especiais, mas isso não deve nos definir. É sobre ter escolha. Eu queria mostrar que não precisamos usar maquiagem se não quisermos."

Raouf quer que todas as mulheres deem mais valor à sua "beleza interior" em vez de se compararem com as outras. Para ela, maquiagem é uma forma de arte e criatividade.

"Quando você usa uma grande quantidade de maquiagem, você está apenas se escondendo. Tire essas camadas e você verá quem você realmente é", sugere.

Compartilhe  

últimas notícias