Diário de São Paulo
Siga-nos
Kate Middleton

O que é quimioterapia preventiva? Tratamento que Kate Middleton está fazendo

Princesa revelou diagnóstico de câncer e início de quimioterapia

O que é quimioterapia preventiva? Tratamento que Kate Middleton está fazendo - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
O que é quimioterapia preventiva? Tratamento que Kate Middleton está fazendo - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Gabrielly Bento Publicado em 23/03/2024, às 15h38


A Princesa Kate Middleton, esposa do Príncipe William, revelou nesta sexta-feira (22) que foi diagnosticada com câncer e está em tratamento com quimioterapia preventiva.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Kate, disse que o tumor foi descoberto após uma cirurgia abdominal recente e que seus médicos recomendaram a quimioterapia como medida de precaução. "A cirurgia foi bem-sucedida. No entanto, os exames realizados após a operação constataram a presença de câncer.”

"Minha equipe médica me aconselhou a me submeter a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento", disse Kate no vídeo. "Isso, é claro, foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e gerenciar isso de forma privada pelo bem de nossa jovem família."

Ao passo que a notícia do tratamento da Princesa Kate Middleton com "quimioterapia preventiva" se espalhou, dúvidas e questionamentos surgiram. O que significa esse termo?

O termo "quimioterapia preventiva" não é usual no meio médico, podendo se referir a diversos tipos de medicamentos, explica a oncologista gastrointestinal da Universidade da Califórnia Katherine Van Loon respondeu ao jornal Time.

Não é um termo médico, mas acho que todos concordamos que ela está se referindo à quimioterapia adjuvante. Esse tratamento geralmente envolve os mesmos medicamentos quimioterápicos que as pessoas recebem para tratar o câncer ativo ou avançado”, disse Katherine.

Segundo o Metrópoles, o tratamento adjuvante é realizado após a cirurgia de retirada do tumor, e busca eliminar células cancerígenas microscópicas que porventura tenham escapado e se espalhado pelo corpo.

Indicamos o tratamento quando existe alguma preocupação com base na patologia [do tumor] ou no histórico clínico do paciente, que sugira que ele corre o risco de o câncer retornar no futuro. É algo que dá garantia adicional de que o câncer não voltará e nem vai oferecer o risco de metástase no futuro”, explicou a médica.

Fadiga, náuseas, problemas gastrointestinais e enfraquecimento do sistema imunológico são alguns dos efeitos colaterais que Kate poderá enfrentar durante o tratamento, explicou a presidente da Associação Canadense de Oncologistas Médicos, Sharlene Gill, o canal CVT News.

As pessoas se sentem exaustas após um ciclo de tratamento do câncer. Isso se repete a cada duas ou quatro semanas. Então você faz a quimioterapia, o paciente não se sente bem, se recupera e você faz a próxima”, reforçou o professor de oncologia da Universidade de Toronto Derek Tsang, dizendo que a Princesa precisará de força para superar os desafios do tratamento.

Compartilhe  

últimas notícias