Diário de São Paulo
Siga-nos
Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dia da Conscientização do Autismo: 8 famosos que são autistas e você não sabia

Diversas personalidades conhecidas foram diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dia da Conscientização do Autismo: 8 famosos que são autistas e você não sabia - Imagem: reprodução redes sociais / TV Globo
Dia da Conscientização do Autismo: 8 famosos que são autistas e você não sabia - Imagem: reprodução redes sociais / TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 02/04/2024, às 15h23


No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), além de relembrar quais são os direitos de todas as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é importante normalizar o transtorno.

Neste sentido, reconhecer as pessoas que convivemos ou acompanhamos pelas telas do celular ou do cinema é um passo interessante para compreender que as pessoas com TEA estão por toda parte e conquistando cada vez mais espaço na sociedade, assim como deve ser.

A fim de ajudar neste exercício, o Diário de S.Paulo separou uma lista com 8 nomes famosos de pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista que talvez você nem saiba. Veja:

Bill Gates

O fundador da Microsoft e um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, Bill Gates, foi diagnosticado com autismo nível 1 aos 8 anos de idade. Ele apresenta alguns sintomas e já afirmou que isso sempre o ajudou na concentração em seu trabalho.

Letícia Sabatella

No final de 2023, aos 52 anos, Letícia Sabatella contou no Fantástico sobre seu diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os obstáculos que já enfrentou desde criança.

Na ocasião, a atriz contou que está lidando aos poucos com a nova descoberta e que a sensação foi libertadora.

Greta Thunberg

Referência mundial na luta pelas reivindicações de sustentabilidade no planeta e eleita pela revista Time em 2019 como a Pessoa do Ano, Greta Thunberg também é uma mulher no espectro autista. Ela recebeu o diagnóstico com 12 anos e leva o assunto de maneira leve: "Isso me torna diferente, e ser diferente é um dom, eu diria", disse ela em entrevista à BBC.

Elon Musk

O presidente da Tesla e agora CEO do X (ex Twitter), Elon Musk, revelou durante sua participação no programa norte-americano "Saturday Night Live" que também tem autismo em um nível leve, que ele mesmo chamou de Síndrome de Asperger.

Apesar disso, vale citar que tal nomenclatura foi descontinuada nos manuais diagnósticos, como a CID 11 e o DSM 5 e hoje é conhecida popularmente apenas como "Autismo leve".

Anthony Hopkins

Anthony Hopkins, astro de Hollywood que já venceu o Oscar de melhor ator por O Silêncio dos Inocentes (1992), só foi diagnosticado com autismo por volta dos 70 anos de idade.

Quando o diagnóstico foi revelado ao público, ele contou à imprensa na época que sempre teve dificuldades de se encaixar em algum grupo e foi um adolescente muito solitário, mas que o TEA ajuda na construção de seus personagens. 

Wentworth Miller

Mundialmente conhecido por seu papel no seriado norte-americano Prison Break, Wentworth Miller também foi diagnosticado na vida adulta. Ele contou nas redes sociais que começou a desconfiar que tinha o TEA a partir de pesquisas online e, mais tarde, confirmou o diagnóstico com um profissional médico.

Danilo Gentilli

No final de 2023, o apresentador Danilo Gentili contou pela primeira vez que recebeu diagnóstico de autismo há pouco mais de um ano. No "The noite", no SBT, ele abriu o jogo sobre o diagnóstico enquanto entrevistava a também apresentadora Amanda Ramalho, que também recebeu o mesmo diagnosticado.

Amanda Ramalho

Aos 36 anos, após anos de terapia e cinco anos à frente do podcast "Esquizofrenoias", a jornalista Amanda Ramalhodescobriu ter o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A descoberta fez com que a comunicadora criasse um novo podcast, o "Amanda no Espectro", onde reflete sobre o diagnóstico tardio no espectro autista.

Compartilhe  

últimas notícias