Diário de São Paulo
Siga-nos
URGENTE

Em vídeo, Greta Thunberg é detida na Alemanha; entenda motivo da prisão

A jovem ativista climática de 20 anos estava acompanhada de outros 6 mil ambientalistas

Em vídeo, Greta Thunberg é detida na Alemanha; entenda motivo da prisão - Imagem: reprodução YouTube / redes sociais
Em vídeo, Greta Thunberg é detida na Alemanha; entenda motivo da prisão - Imagem: reprodução YouTube / redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 17/01/2023, às 16h05


Nesta terça-feira (17), a ativista sueca Greta Thunberg foi detida com outros 6 mil manifestantes durante protesto contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha, que ocorria desde a última sexta-feira (13/1).

Segundo a polícia alemã, Greta se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina e chegou a ser carregada por policiais até um ônibus da corporação (veja o vídeo mais abaixo).

Segundo o g1, a vila está sendo derrubada para obras expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto. As atividades de mineração deverão ser retomadas no local nos próximos meses para atender à demanda energética provocada pela crise de abastecimento que atingiu a Alemanha após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

No entanto, ativistas climáticos - como Greta - defendem que as vilas próximas ao local não devem ser demolidas e que o carvão sob elas deve ser deixado no solo. Eles argumentam que a queima do carvão causa emissões de gases de efeito estufa, que aceleram o processo de aquecimento global com impacto em todos os seres vivos do planeta.

Assim, o grupo de Thunberg defende que a os autores devem se concentrar em produzir energia limpa e renovável e não produzir mais substâncias prejudiciais para o meio ambiente.

Isso é uma traição às gerações presentes e futuras. […] A Alemanha é um dos maiores poluidores do mundo e precisa ser responsabilizada", exclamou a jovem antes de ser presa, segundo o Climate Home News.

Segundo relatos de jornais locais, um policial afirmou ao grupo de detidos que eles seriam levados para uma verificação de identidade e que Greta foi carregada pelos policiais para fora de uma região supostamente perigosa.

"Greta Thunberg fazia parte de um grupo de ativistas que correram para a borda. No entanto, ela foi parada e carregada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato para estabelecer sua identidade", disse um porta-voz da polícia de Aachen.

Ainda segundo a reportagem, após a detenção, Greta foi levada junto dos outros manifestantes a um ônibus da polícia alemã. Segundo a instituição, todos os detidos serão liberados ainda nesta terça-feira (17).

"Não há razão para segurá-los por dias. Pode levar horas ou eles irão embora imediatamente", disse um porta-voz da polícia regional em Aachen.

Assista ao momento da prisão de Greta:

Quem é Greta Thunberg?

Greta Thunberg é uma jovem estudante sueca, de 20 anos, conhecida internacionalmente por ser uma ativista que exige ações da comunidade internacional para reverter os efeitos das mudanças climáticas em curso por conta do aquecimento global. Ela tomou conhecimento da causa em 2011 e desde sua adolescência se engajou em protestos.

Ela obteve grande repercussão quando começou a faltar aulas para protestar na frente do Parlamento sueco, exigindo dos políticos locais medidas em defesa do meio ambiente. Recentemente, Greta participou de inúmeros eventos internacionais que debatem a importância da questão climática, discursando diversas vezes.

Greta segue promovendo seus protestos na frente do Parlamento sueco às sextas-feiras, os quais são chamados atualmente de 'Fridays for Future', expressão que pode ser traduzida como 'Sextas-feiras pelo Futuro'. Esses protestos fazem parte de um movimento internacional que mobiliza jovens pela causa ambientalista e pelo combate às mudanças climáticas.

Compartilhe  

últimas notícias