Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia Mundial de Conscientização do Autismo

TEA: em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns

Apesar da evolução, ainda existem obstáculos a serem superados

TEA: em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns - Imagem: reprodução Freepik
TEA: em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 02/04/2024, às 11h54


Nesta terça-feira (2), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento de reflexão sobre a luta pela inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os ambientes da sociedade.

Apesar de existirem ainda muitos obstáculos a serem superados em diferentes âmbitos da sociedade, o Brasil tem apresentado uma boa evolução na inclusão dentro das salas de aula pelo país.

Isso porque, de 2022 a 2023, o número de crianças e adolescentes com TEA matriculados em salas de aula comuns - ou seja, junto com alunos sem deficiência - aumentou 50%: saltando de 405.056 para 607.144, segundo dados do Censo de Educação Básica, divulgados pelo g1.

O crescimento do grupo nas escolas fica mais nítido quando comparado ao número total de alunos com TEA em escolas públicas e privadas em 2017, quando não chegava nem a 100 mil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, apenas de um ano para outro, surgiram 200 mil novas matrículas.

Ainda de acordo com o g1, a maior capacidade diagnóstica das equipes de saúde e a maior conscientização sobre a importância e a obrigatoriedade de acolher as crianças com TEA são as duas principais motivações para tal aumento.

Compartilhe  

últimas notícias