Diário de São Paulo
Siga-nos
Dívidas

Mutirão te ajuda a negociar dívidas com o banco; veja como se livrar do nome sujo

A ação começa nesta quarta-feira (1) e serão oferecidas outras propostas ao cliente

As instituições financeiras realizarão a partir desta quarta-feira (1), um mutirão que permite a renegociação de dívidas - Imagem: reprodução I Freepik
As instituições financeiras realizarão a partir desta quarta-feira (1), um mutirão que permite a renegociação de dívidas - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 27/02/2023, às 14h13


As instituições financeiras realizarão a partir desta quarta-feira (1), um mutirão que permite a renegociação de dívidas. O período se estende até o dia 31 de março, com prazos especiais para os pagamentos, além dos descontos oferecidos aos clientes.

De acordo com informações do portal UOL,  poderão ser analisadas as situações dos endividados em cartão, cheque especial e crédito consignado, além de outros valores que estão em atraso. Entretanto, cada banco oferece um tipo de suporte e negociação.

Para consultar as instituições financeiras que estão participando do mutirão, é necessário entrar na página 'Meu Bolso em Dia'. Também é possível negociar a dívida no portal do governo, chamado Consumidor.gov.br.

Como consultar suas dívidas?

O Banco Central disponibiliza uma plataforma chamada Registrato, que permite que  o usuário visualize os empréstimos e financiamentos realizados em seu nome. Além disso, outras informações financeiras, que envolvem conta com os bancos ou PIX, estão disponíveis na página, sendo de acesso sigiloso.

Como negociar as dívidas?

  1. Entre em contato com o seu banco usando os canais oficiais do órgão;
  2. Informe qual a dívida pretende quitar e quais são as condições que a instituição oferece;
  3. Caso a proposta seja viável para o cliente, é preciso pedir para assinar o acordo de negociação. Porém, se ainda não couber no bolso, é possível apresentar uma contraproposta para chegar em outro valor.

Superendividamento

O superendividamento é visto como a impossibilidade do consumidor quitar as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. Ainda de acordo com o portal, as pessoas superendividadas receberam outra forma de orientação: procurar órgãos de defesa do consumidor.

Compartilhe  

últimas notícias