Dólar registra maior alta diária desde novembro de 2022

Manoela Cardozo Publicado em 05/04/2025, às 11h40
Na última sexta-feira (04), o mercado financeiro brasileiro foi impactado pela intensificação das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.O dólar à vista encerrou o dia com uma valorização de 3,72%, cotado a R$ 5,8382, marcando a maior elevação percentual em um único dia desde 10 de novembro de 2022, quando a moeda subiu 4,1%.
Paralelamente, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, registrou uma queda de 2,96%, fechando aos 127.256 pontos.Este desempenho representa a maior retração diária desde 18 de dezembro do ano anterior, quando o índice caiu 3,15%.
O agravamento da disputa comercial teve início após a China anunciar tarifas adicionais de 34% sobre produtos importados dos EUA, em resposta às medidas protecionistas implementadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.A retaliação chinesa gerou preocupações nos mercados globais, refletindo-se em oscilações significativas nas principais bolsas de valores e no mercado cambial.
Especialistas apontam que a incerteza gerada por essa escalada tarifária pode afetar negativamente o crescimento econômico mundial.Bruna Centeno, sócia da Blue3 Investimentos, destacou que "a incerteza que paira sobre o mundo é de que essa política comercial vai afetar preços, taxas de juros e, consequentemente, as perspectivas de crescimento das economias".
No Brasil, a valorização do dólar pode pressionar a inflação, especialmente em produtos importados e insumos dolarizados, além de impactar empresas com dívidas em moeda estrangeira.Investidores permanecem atentos aos desdobramentos da guerra comercial e às possíveis intervenções dos bancos centrais para mitigar os efeitos adversos nos mercados financeiros.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares

PT pede ao STF que Bolsonaro perca prisão domiciliar após carta divulgada por Flávio