Diário de São Paulo
Siga-nos
Pets em perigo!

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em cachorro

O caso foi divulgado pela revista científica Lancet

O caso foi divulgado pela revista científica Lancet - Imagem: Wikimedia Commons
O caso foi divulgado pela revista científica Lancet - Imagem: Wikimedia Commons

João Perossi Publicado em 17/08/2022, às 11h03


Um estudo da revista científica Lancet divulgou o primeiro caso de contaminação por Monkeypox Virus, a varíola dos macacos, em um cachorro. O pet teria se contamidado pelo contato em humanos, segundo afirmaram os pesquisadores.

A infecção, que foi registrada na França, pode ter acontecido com o contato com os tutores, que tinham o hábito de dormir com o animal. O pet começou a apresentar feridas na pele e nas membranas mucosas, como bolhas de pus na barriga e úlceras anais.

Depois de uma análise diagnóstica foi confirmado que o vírus que o cachorro possuia era a mesma varíola que os seus donos, e os sintomas começaram a aparecer no cão 13 dias após a infecção aparecer neles. 

“Nossas descobertas devem estimular o debate sobre a necessidade de isolar animais de estimação de indivíduos positivos para o vírus da varíola dos macacos. Apelamos para uma investigação mais aprofundada sobre transmissões secundárias através de animais de estimação”, afirmaram os pesquisadores na revista.

Para Rosamund Lewis, líder da Organização Mundial da Saúde (OMS) essa informação é importante não somente para a segurança dos cachorros:

“Então, em vários níveis, esta é uma informação nova. Não é uma informação surpreendente, e é algo que estamos atentos. É importante notar que, neste momento, não se sabe se um cão infectado pode transmitir o vírus da varíola de volta às pessoas”, declarou Rosamund.

Compartilhe  

últimas notícias