Diário de São Paulo
Siga-nos
Pets em perigo!

Primeiro cachorro infectado com a varíola dos macacos é identificado no Brasil

A descoberta foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas

A descoberta foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas - Imagem: Wikimedia Commons
A descoberta foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas - Imagem: Wikimedia Commons

João Perossi Publicado em 24/08/2022, às 12h33


Apenas uma semana após a revista Lancet divulgar o primeiro caso confirmado da nova varíola (Monkeypox virus) em um cachorro, o Brasil confirmou nessa quarta-feira (24) o primeiro caso de infecção canina pela doença no país.

O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, e a contaminação ocorreu em Juiz de Fora (MG). Segundo autoridades, o animal possui 5 meses de vida e contraiu a doença de seus tutores.

O dono do cão começou a apresentar sintomas no dia 3 de agosto, e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 8, com as lesões na pele. Após amostra, foi confirmado que o paciente estava com a nova varíola. 

Já o cachorro começou a apresentar sintomas no dia 13, com coceiras e feridas características da doença pelo corpo. Além do caso mineiro, há relatos de outros dois cachorros no mundo que podem ter sido contaminados com a doença, na França e nos Estados Unidos.

Segundo divulgou a Secretaria de Saúde, tanto o pet quanto seu dono passam bem, estão se recuperando da doença em isolamento sanitário e seguindo normas rígidas de saúde para evitar o contágio.

Importante: A varíola não se espalha pelo contato com macacos

Já há relatos de macacos sendo assassinados por humanos, com veneno ou agressões físicas, no Brasil, e há suspeita de que ataques contra esses animais tenham aumentado com o receio das pessoas pela nova varíola, chamada de "varíola dos macacos".

Porém, é falsa a informação de que o vírus se espalhe por meio dos macacos. Mais de 30 pesquisadores escreveram em conjunto uma carta para a OMS solicitando a troca de nome oficial da doença, uma vez que "varíola dos macacos", além de estigmatizante, causa a falsa impressão de que os animais sejam responsáveis pela proliferação do vírus.

Compartilhe  

últimas notícias