Diário de São Paulo
Siga-nos

Beluga retirada do rio Sena morre após tentativa de resgate

O cetáceo foi visto pela primeira vez última quinta-feira (4) nadando com dificuldade

Beluga retirada do rio Sena morre após tentativa de resgate - imagem: reprodução Instagram @ilmondorivista
Beluga retirada do rio Sena morre após tentativa de resgate - imagem: reprodução Instagram @ilmondorivista

Fernada Viana Publicado em 10/08/2022, às 14h18


A baleia beluga que se perdeu no rio Sena, morreu nesta quarta-feira (10) após tentativa de resgate para devolvê-la ao mar.

O animal havia sido visto pela primeira vez na última quinta-feira (4), nadando com dificuldade a cerca de 80 quilômetros de Paris. Profissionais tentavam alimentá-la com lulas e trutas vivas, cujo o animal recusava.

Na madrugada desta quarta-feira (10), uma equipe formada por autoridades locais e o grupo de conservação marinha Sea Shepherd tentaram transferir a beluga, em um caminhão refrigerado, a uma bacia de água salgada no porto do canal de Ouistreham.

Lá, a baleia seria tratada, para depois, ser devolvida ao mar. Porém, o Sea Shepherd anunciou que o animal não resistiu à viagem, por conta da alta desnutrição e enfraquecimento da beluga, que não seria capaz de sobreviver na água quente e doce do rio.

"A baleia chegou a ser içada do rio, e foi examinada e monitorada por veterinários, mas, segundo a equipe, começou a apresentar problemas respiratórios no caminho e não resistiu", informou o prefeito de Calvados, região onde a operação era realizada.

Apesar de ser um episódio considerado raro, esta não é a primeira vez que um cetáceo aparece no rioSena. Em maio, uma orca também em estado grave nadou dezenas de quilômetros pelo rio. Equipes tentaram guiá-la de volta para o mar, mas o animal estava desorientado e morreu de causas naturais.

Confira imagens da beluga:

Compartilhe  

últimas notícias