Diário de São Paulo
Siga-nos
que susto!

Jovem médica socorre homem em voo e tem que decidir se avião precisa pousar ou não

A médica se formou há um mês e relatou toda a experiência, como um alerta, no TikTok

Luana Moury relatou o ocorrido em sua conta no TikTok - imagem reprodução Instagram e TikTok @medmundoafora
Luana Moury relatou o ocorrido em sua conta no TikTok - imagem reprodução Instagram e TikTok @medmundoafora

Fernanda Viana Publicado em 20/07/2022, às 15h36


Luana Moury, médica brasileira formada há um mês, teve que auxiliar um homem que passou mal durante um voo internacional. Ficou nas suas mãos decidir se o avião teria que fazer um pouso de emergência ou não.

O voo saiu do Reino Unido por volta das 23h com sentido a São Paulo. Às 4h da manhã, Luana foi acordada por sua mãe, que viajava ao seu lado, avisando que um homem britânico estava passando mal e a equipe de comissários precisava de um auxílio de um médico a bordo.

"É nosso trabalho e dever como médico estar preparado para qualquer tipo de situação. Claro que eu não esperava que iria ter que lidar com uma situação assim, nas alturas, com pouco mais de um mês de formada e sem muito recurso para socorrer o paciente. Mas eu não sou a primeira e com certeza não serei a última", diz Luana.

A médica iniciou os primeiros socorros e percebeu que o paciente estava com uma crise epilética em fase tônica, ou seja, quando há perda de consciência e o corpo se contrai e enrijece, seguida de desmaio. O homem chegou a vomitar, então Luana precisou lateraliza-lo para evitar uma bronco aspiração.

Em vídeo publicado no TikTok onde comenta o ocorrido, Luana afirma a importância do inglês para a profissão, já que era a única forma que a médica poderia se comunicar com o paciente e se certificar que ele estava bem. 

"O paciente retornou à consciência, ficou bem, me agradeceu bastante e também a toda equipe de comissários", comemorou ela.

A médica teve de assinar um termo afirmando que a aeronave o não precisaria de um pouso forçado e que poderia continuar até o destino final sem problemas.

@medmundoafora Curte pra parte 2 #foryou#fy#medlife#medicina#medica#estudantedemedicina♬ original sound - Medmundoafora
Compartilhe  

últimas notícias