Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde respiratória

Faz uso do cigarro eletrônico? Estudo compara efeitos entre cigarro eletrônico e o tradicional

Identificaram 12 doenças ligadas ao uso de vapes e pods, que são termos usados para se referir aos cigarros eletrônicos

Faz uso do cigarro eletrônico? estudo compara efeitos entre cigarro eletrônico e o tradicional - Imagem: reprodução freepik
Faz uso do cigarro eletrônico? estudo compara efeitos entre cigarro eletrônico e o tradicional - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 09/02/2024, às 17h18


Na terça-feira, dia 9 de fevereiro, um estudo revelou que os cigarros eletrônicos estão agora na lista de preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de serem populares e terem diferentes sabores e formatos, os cigarros eletrônicos podem causar danos à saúde semelhantes aos do cigarro tradicional.

Conforme informações do portal Metrópoles, os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de examinar 11 estudos que compararam a saúde respiratória de fumantes e usuários de cigarros eletrônicos. Eles identificaram 12 doenças ligadas ao uso de vapes e pods, que são termos usados para se referir aos cigarros eletrônicos.

Pesquisadores apontam que o uso de cigarros tradicionais aumenta o risco de AVC e enfisema, assim como os cigarros eletrônicos. Também vale ressaltar que os cigarros eletrônicos podem causar várias doenças respiratórias, incluindo quatro tipos de pneumonia, duas formas de bronquite crônica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de piorar os sintomas de asma.

Os pesquisadores também encontraram uma nova condição chamada Evali, que resulta em danos sérios nos pulmões e está diretamente ligada ao uso de cigarros eletrônicos. Apesar de não haver confirmação sobre se o uso de vapes pode causar câncer nos pulmões, boca ou garganta, como é comum com o tabagismo, essa possibilidade não foi descartada pelos pesquisadores.

No entanto, eles alertam que ainda há poucas informações sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos devido à sua recente popularidade, sugerindo que mais problemas de saúde podem ser identificados no longo prazo.

Compartilhe  

últimas notícias