Diário de São Paulo
Siga-nos

Vencer a pandemia com a força da comunidade

Por Daniela Cerri Seibel*

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 02/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h46


Por Daniela Cerri Seibel*

Vencer a pandemia com a força da comunidade

Uma comunidade que quer ser ouvida e ter suas demandas atendidas pelo poder público precisa, antes de mais nada, estar unida e agir de forma ordenada. E, em cima dessa união, construir um relacionamento sólido – sempre baseado no espírito de colaboração – com os órgãos aos quais se reporta.

Por causa dos impactos gerados pela pandemia nas relações sociais e na economia, esta preocupação com o engajamento coletivo (mesmo à distância) e com o trabalho em parceria das comunidades com as autoridades se fez sentir de forma ainda mais marcante ao longo de 2021. E, como consequência, demandou atenção e esforço redobrados das associações de bairro que, como a AME Jardins, cumprem o papel fundamental de integrar moradores e trabalhadores de cada região da cidade e servir de porta-voz da população junto ao poder público.

Embora o ano passado tenha sido atípico por conta da Covid-19, com a morosidade de alguns departamentos do poder público que trabalharam com seu efetivo reduzido, aqui na região dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano conseguimos vencer este desafio e manter nosso atendimento fluindo, como temos feito ao longo dos 15 anos de existência da associação. Isso graças ao reforço de um trabalho de follow-ups e reuniões mais frequentes com os funcionários que estavam em serviço para pedir prioridade aos casos pendentes e urgentes.

Neste período de pandemia, novos problemas apareceram – especialmente na esfera do uso e ocupação do solo -, cujo tratamento demandou especial atenção e esforço das entidades de bairro. Foram, por exemplo, inúmeras denúncias, pela cidade inteira, de festas clandestinas ignorando todos os protocolos sanitários. Aqui na região dos Jardins, atuamos fortemente no sentido de coibir esses eventos irregulares, contando, para isso, com total apoio da Subprefeitura de Pinheiros e das Polícias Militar e Civil.

Já para movimentar a economia nos bairros atendidos, beneficiando, de um lado, o comércio local e, de outro, facilitando a vida dos moradores e frequentadores, a AME Jardins lançou o Cartão AME+ Fidelidade. Com ele, os associados conseguem descontos e outros benefícios comprando dos lojistas da região e estes, por sua vez, contam com uma ferramenta para fidelizar seus clientes.

Um grande marco da associação, no ano passado, foi também a continuidade do projeto de credenciamento de vigias de rua, que muito contribui para a segurança local. Ao longo de 2021, foram 247 profissionais autônomos de segurança comunitária (vigias) credenciados na Polícia Militar.

Seja motivado pela pandemia ou não, é fato que tivemos muito mais trabalho em 2021, com um aumento significativo do número de demandas. Ao todo, foram 667 solicitações envolvendo as áreas de Ação Social e Cidadania, Segurança Pública, Trânsito, Uso e Ocupação do Solo, Verde e Meio Ambiente e Zeladoria Urbana. Para todas elas, como de praxe, dispensamos total atenção e trabalhamos com afinco no sentido de encaminhar uma solução rápida e efetiva.

2022 está começando e, agora, um dos maiores desafios para a cidade – e, em especial, para a região dos Jardins, que tem um zoneamento bastante específico – será a revisão do Plano Diretor do município. A AME estará atenta às discussões envolvendo o plano estratégico, assim como  as demais leis urbanísticas que devem ser objeto de apreciação pela Câmara Municipal, e trabalhará tanto pela manutenção dos pontos que favorecem a qualidade de vida na região quanto pela remoção das cláusulas prejudiciais ao nosso zoneamento. Também acompanharemos de perto as eleições de outubro, principalmente a movimentação para a formação da nova bancada na Assembleia Legislativa.

Convidamos todos os paulistanos, e de forma especial aqueles que moram e frequentam os Jardins, a acompanhar conosco toda essa movimentação. Afinal, uma entidade representativa dos interesses de uma coletividade tem muito mais força com a participação efetiva de cada cidadão individualmente. Assim, sua voz sempre repercutirá com mais vigor perante o poder público. E é isso que esperamos neste ano que começa!

__________________

*Daniela Cerri Seibel é presidente da associação de bairro AME Jardins 
Compartilhe  

Tags

últimas notícias