Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Dez regras para viver sua melhor vida!

Casal feliz. - Imagem: Freepik
Casal feliz. - Imagem: Freepik

Rav Sany Sonnenreich Publicado em 29/08/2022, às 08h18


1. Mapeie seu futuro.

Assim como todo edifíciocomeça com uma planta, uma vida com propósito começa com intenção. Definir metas pode parecer assustador, pois nos prepara para a possibilidade de experimentar o fracasso. Mas é quase impossível ter sucesso sem visualizar seus objetivos e criar um plano acionável para alcançá-los.Tente este exercício mental: reserve 10 minutos para visualizar sua vida ideal. Como você quer que seja daqui a um ano? Dez anos a partir de agora? Qual legado você quer deixar?

2. Assuma a responsabilidade pelo que está sob seu controle. 

Uma das principais fontes de ansiedade, dor e frustração decorre de não assumir responsabilidade suficiente pelas coisas que podemos controlar enquanto nos preocupamos demais com o que está além do nosso controle. Assumir o controle sobre as coisas em nosso domínio, como nossa mentalidade, reações às circunstâncias e saúde, nos capacita a viver nossas melhores vidas. Deixar de lado as coisas que não podemos controlar, como o comportamento de outras pessoas ou erros do passado, tira o mundo de nossos ombros e o coloca de volta nos ombros de D’us.

3. Diga “sim” à vida.

Dizer “sim” à vida exige que façamos o difícil trabalho de dizer “sim” à responsabilidade, sim aos “desafios” e “sim” à dor. Mas também significa dizer “sim” à possibilidade, “sim” ao crescimento e “sim” a beleza e alegria.Tente este exercício mental: pense se você está dizendo sim para oportunidades que irão enriquecer ou melhorar sua vida. Que oportunidades você está perdendo porque tem medo de correr o risco calculado de dizer “sim”?

4. Repare seus erros.

Aceitar a responsabilidade é reconhecer que, assim como temos o poder de destruir, também temos o poder de reparar e reconstruir.Os erros não precisam definir nosso futuro, mas como reagimos a esses erros ajuda a moldar nosso futuro. Tente este exercício mental: pense em três coisas em sua vida com as quais você não está feliz. Algum deles está relacionado a erros atuais ou passados? Como seria sua vida se você tivesse a coragem de admitir, parar de repetir esses erros e desfazer os danos dos anteriores?

5. Escolha a alegria

Ressentimento, raiva, ciúme e miséria são como cânceresque corroem nossos relacionamentos e alegria na vida. Seja grato.Busque obsessivamente pensamentos de gratidão.Seja grato por tudo. Procure a bênção escondida na dor e as faíscas de luz na escuridão. Seja perdoador. Pratique a tolerância, o perdão e o amor.Tente este exercício mental: pense se há alguma coisa em sua vida pela qual você ainda sente raiva, ressentimento e amargura. O que você pode fazer para mudar sua mentalidade?

6. Encontre um mentor

Todos nós precisamos de alguém que possa ver além de nossos pontos cegos, nos guiar e nos redirecionar quando nos desviarmos do curso. Um bom mentor é alguém que merece seu profundo respeito, se importa genuinamente com você e não tem medo de falar a verdade.

7. Cerque-se de pessoas positivas

Um comentário cínico pode destruir até mesmo a melhor pessoa. Não empodére pessoas tóxicase negativas. Escolha amigos que tenham seus melhores interesses no coração, celebrarão suas conquistas e aplaudirão seu crescimento espiritual.

8. Viva pelas palavras: “Se eu não sou por mim mesmo, quem sou eu?” ( Ética dos Pais, 1:14 )

Reconheça que você é o jogador-chave em sua vida. Ninguém além de você pode ditar seus objetivos, sonhos e desejos mais profundos e ninguém além de você tem o poder de implementá-los.Tente este exercício mental: olhe para os últimos dias de sua vida. Quais pensamentos e ações foram reações impulsionadas por forças externas, como circunstâncias e comportamentos de outras pessoas? E quais pensamentos e ações foram impulsionados por sua mente, seus objetivos e seus desejos mais profundos?

9. Viva pelas palavras: "Se eu sou só para mim, o que eu sou?" ( Ética dos Pais, 1:14 )

Reconheça que todos fazemos parte de algo maior do que nós mesmos. Todos os nossos pensamentos e ações estão ligados a uma família gigante, comunidade e cadeia mundial. O que você pode fazer para contribuir com sua comunidade? Como você pode ampliar seu impacto?

10. Viva pelas palavras:  Se não agora, quando? ( Ética dos Pais, 1:14 )

Não espere o momento perfeito para começar a viver seus sonhos; esse tempo nunca chegará. Hoje é o dia de viver a vida dos seus sonhos; agora é a hora de se tornar a pessoa que você quer ser. A vida é definida pelo que fazemos de nossos momentos. O que você acha dos minutos livres no seu dia? Você os valoriza ou reduz seu tempo? O que você pode fazer com seus micro-momentos para melhorar sua vida?

Sobre o autor: 

Rabino Sany Sonnenreich é presidente do Instituto Rav Sany e diretor da entidade Olami Faria Lima que faz parte de uma rede com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores. Ele apresenta o programa Rav Sany Live Show na Tv Gazeta e tem forte presença nas redes sociais Youtube, Instagram, TikTok e Facebook (@byravsany) com mensagens de vida rápidas, bem-humoradas e motivantes numa linguagem acessível a todos.

Contato Palestras: RAVSANY.COM

Compartilhe  

últimas notícias