Eleições 2022

Vídeo de homem negando marmita a petista revolta as redes sociais; assista

O bolsonarista que negou comida à uma mulher é empresário do 'agro' e tem dívidas na justiça

Políticos e personalidades condenaram o conteúdo do vídeo e se solidarizaram com a mulher - Imagem: reprodução Jornalistas Livres

Vitória Tedeschi Publicado em 11/09/2022, às 12h21

Viralizou nas redes sociais um vídeo em que um homem aparece afirmando que não vai mais realizar doacão de marmitas a uma mulher que revela ser eleitora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gravação revoltou internautas e rapidamente foi vista mais de 2,7 milhões de vezes em doze horas na conta de Twitter Jornalistas Livres.

A imagem mostra o homem entregando um pacote que seria marmita à senhora, que aparenta estar em situação de pobreza. Depois de dizer que é da campanha de Jair Bolsonaro (PL), ele pergunta em quem ela vai votar. Quando a senhora se revela eleitora do petista, o homem diz, olhando para a câmera:

Ela é Lula, a partir de hoje não recebe mais marmita. É a última marmita. A senhora peça para o Lula agora".

Ela pergunta se ele está falando sério, e ele confirma a declaração. "Sério. Aqui não vem mais marmita, ela vai pedir para o Lula agora", o homem, que parece ser o autor das imagens.

O vídeo que rapidamente circulou nas redes sociais, envolvia pedidos para que tanto o homem quanto a mulher fossem identificados. Ele, para que receba punição por compra de votos. No caso dela, uma imensa corrente de solidariedade se formou, oferecendo ajuda. A mulher seria moradora da cidade paulista de Itapeva.

O apresentador Luciano Huck, a cantora Zélia Duncan e outras personalidades são um dos que condenaram a postura do homem não identificado e se dispuseram a ajudá-la. Em meio à repercussão, o ex-presidente também se manifestou.

Também manifestaram repulsa pela atitude vista no vídeo artistas como Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Rafael Portugal, Antonio Tabet e políticos como Orlando Silva, Jandira Feghali, Marcelo Freixo, Guilherme Boulos.

A identidade do bolsonarista que negou comida e humilhou mulher após ter declarado seu voto em Lula passou a circular nas redes na manhã deste domingo (11). Ele é Cássio Joel Cenali, um empresário do agronegócio da cidade de Itapeva, no interior de São Paulo.

O homem responde por uma série de processos no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), sendo um desses pelo não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O empresário também recebeu R$ 5,250 mil do programa de assistência social Auxílio Brasil.

Veja o momento que o homem nega marmita:

Bolsonarista humilha mulher que necessita de ajuda para ter o que comer, só porque ela diz votar em Lula. O vídeo circula em grupos de whatsapp, e ainda não conseguimos informações sobre quem seria o "cidadão de bem". pic.twitter.com/XcMHz7kkG7

— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) September 10, 2022

Confira a repercussão:

Fome não tem ideologia. Precisamos fortalecer o que nos une e não o que nos separa. Esta atitude ridícula é lementavel e desumana.

Me ajudem a chegar nessa senhora, por favor? Quero ajudá-la. Vamos fazer uma corrente do bem pra ela? https://t.co/Qzs0XG9Jbo

— Luciano Huck (@LucianoHuck) September 10, 2022

A fome é culpa da falta de compromisso de quem governa o país. Negar ajuda para alguém que passa dificuldades por divergência política é falta de humanidade. Minha solidariedade com essa senhora e sua família. O Brasil vai voltar a ter dias melhores. https://t.co/pcjHdXXuyu

— Lula 13 (@LulaOficial) September 11, 2022

NOJENTO! Negar uma marmita a quem tem fome por causa de uma posição política. Esse é o nível de desumanidade dos defensores de miliciano! pic.twitter.com/aDc0XMDnGC

— Boulos 5️⃣0️⃣1️⃣0️⃣ (@GuilhermeBoulos) September 11, 2022
petista VÍDEO redes sociais MARMITA

Leia também